PUBLICIDADE

sa√ļde

Afinal, homens sofrem de depressão pós-parto?

Dr. Domin­gos Man­tel­li esclarece alguns mitos e ver­dades sobre os home­ns. Con­fi­ra!

- Home­ns que dese­jam ser papais pre­cisam de suple­men­tos de áci­do fóli­co?

Mito: Home­ns que querem ser pais não pre­cisam ingerir áci­do fóli­co, mas devem incluir na dieta suas fontes nat­u­rais como bró­co­l­is e espinafre. As cáp­su­las dessa vit­a­m­i­na do com­plexo B são indi­cadas ape­nas para as mul­heres que dese­jam ser mães. O suple­men­to é essen­cial para pre­venir mal­for­mação fetal, prin­ci­pal­mente nas primeiras sem­anas de gravidez, quan­do se for­ma o tubo neur­al do bebê.

 

- Homes e mul­heres veg­e­tar­i­anos pre­cisam rev­er as regras ali­menta­res quan­do decidi­rem ter fil­hos?

Ver¬≠dade:  O ide¬≠al √© procu¬≠rar um m√©di¬≠co e um nutri¬≠cionista para avaliar a situ¬≠a√ß√£o. Pode ser necess√°rio com¬≠pen¬≠sar a car√™n¬≠cia de alguns nutri¬≠entes.

 

- Home­ns podem ter depressão pós-par­to?

Ver¬≠dade: Emb¬≠o¬≠ra n√£o seja t√£o fre¬≠quente, a depress√£o p√≥s-par¬≠to em home¬≠ns tam¬≠b√©m pode ocor¬≠rer. Difer¬≠ente¬≠mente das mul¬≠heres, cuja oscila√ß√£o de humor √© cau¬≠sa¬≠da, na maio¬≠r¬≠ia das vezes, por alter¬≠a√ß√Ķes fisi¬≠ol√≥g¬≠i¬≠cas e hor¬≠mon¬≠ais na gravidez, a ocor¬≠r√™n¬≠cia desse tipo de depress√£o nos pais est√° lig¬≠a¬≠da a quest√Ķes e situ¬≠a√ß√Ķes psi¬≠col√≥g¬≠i¬≠cas. O homem pode sen¬≠tir cer¬≠to iso¬≠la¬≠men¬≠to ap√≥s o nasci¬≠men¬≠to do beb√™, pois toda a aten√ß√£o √© dire¬≠ciona¬≠da para o rec√©m-nasci¬≠do, o que faz com que alguns pais se sin¬≠tam esque¬≠ci¬≠dos. O afas¬≠ta¬≠men¬≠to sex¬≠u¬≠al do casal tam¬≠b√©m pode ser uma das causas dessa depress√£o.

 

- Se o resul­ta­do da cole­ta de esper­ma­to­zoides do mari­do vem aci­ma do nor­mal, aumen­tam as chances de a mul­her engravi­dar de gêmeos?

Mito: As chances de haver con­cepção de gêmeos depende de fatores genéti­cos e con­gêni­tos. Inde­pen­den­te­mente da quan­ti­dade de esper­ma­to­zoides que o homem pro­duz, nor­mal­mente ape­nas um deles fecun­da o óvu­lo.

 

- √Č recomend√°v¬≠el que o futuro papai con¬≠suma grande quan¬≠ti¬≠dade de vit¬≠a¬≠m¬≠i¬≠na A antes da fecun¬≠da√ß√£o, caso apre¬≠sente defi¬≠ci√™n¬≠cia dessa vit¬≠a¬≠m¬≠i¬≠na?

Ver­dade: A vit­a­m­i­na A encon­tra no leite, ovos e fíga­do, influ­en­ci­am na pro­dução e na resistên­cia dos esper­ma­to­zoides, ten­do efeito dire­to nas chances de haver fecun­dação. No entan­to, o con­sumo pre­cisa ser equi­li­bra­do, pois o con­sumo em exces­so pode ser tóx­i­co para o organ­is­mo. A suple­men­tação de vit­a­m­i­na A para o homem, no perío­do pré-gravidez deve ser pre­scri­ta pelo médi­co, deven­do ser fei­ta somente se hou­ver algu­ma defi­ciên­cia da vit­a­m­i­na, deven­do ser diag­nos­ti­ca­da por exam­es.

 

Dr. Domin¬≠gos Man¬≠tel¬≠li, gine¬≠col¬≠o¬≠gista e obste¬≠tra - autor do livro ‚ÄúGes¬≠ta√ß√£o: mitos e ver¬≠dades sob o olhar do obste¬≠tra‚ÄĚ. Con¬≠ta com espe¬≠cial¬≠iza¬≠√ß√Ķes em dis¬≠ci¬≠plinas como sa√ļde da mul¬≠her e par¬≠to human¬≠iza¬≠do, al√©m de tra¬≠bal¬≠hos volta¬≠dos aos proces¬≠sos emo¬≠cionais entre a m√£e e o feto, e o beb√™ e o futuro adul¬≠to. For¬≠ma¬≠do pela Fac¬≠ul¬≠dade de Med¬≠i¬≠c¬≠i¬≠na da Uni¬≠ver¬≠si¬≠dade de San¬≠to Amaro (UNISA) e p√≥s-grad¬≠u¬≠a¬≠do em resid√™n¬≠cia m√©di¬≠ca na √°rea de Gine¬≠colo¬≠gia e Obstetr√≠¬≠cia pela mes¬≠ma insti¬≠tu¬≠i√ß√£o, Dr. Domin¬≠gos Man¬≠tel¬≠li tem for¬≠ma√ß√£o em neolin¬≠gu√≠s¬≠ti¬≠ca e atu¬≠a√ß√£o na √°rea de med¬≠i¬≠c¬≠i¬≠na psi¬≠cos¬≠som√°ti¬≠ca.

 

PUBLICIDADE