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1.0 - RADARMercado

Lojas de departamento lideram venda entre os canais de varejo

O IEMI¬† Intelig√™ncia de Mercado acaba de lan√ßar o¬† estudo atualizado sobre os Canais do Varejo de Vestu√°rio. A an√°lise abrange os √ļltimos cinco anos (de 2013 a 2017) e estimativas para 2018, com dados relevantes para a tomada de decis√£o da ind√ļstria e do varejo. Segundo o IEMI, o varejo brasileiro de vestu√°rio movimentou 6,2 bilh√Ķes de pe√ßas e R$ 220 bilh√Ķes em 2017, com crescimento de 8% em volumes e 9% em valores, em rela√ß√£o a 2016. A estimativa para 2018 √© a movimenta√ß√£o de 6,3 bilh√Ķes de pe√ßas e R$ 226 bilh√Ķes em valores, um crescimento de, respectivamente, 1,5% e 2,7% sobre 2017.

Marcelo Prado, diretor do IEMI, afirma que, com a melhoria dos fatores econ√īmicos em 2019 (redu√ß√£o da infla√ß√£o e juros; melhoria no emprego e massa salarial; e expans√£o do cr√©dito) as estimativas preliminares apontam que o segmento de vestu√°rio dever√° apresentar crescimento de 2,6% em volumes e 4,2% em valores nominais.

Mesmo com a queda no n√ļmero de pe√ßas comercializadas a partir de 2015 (-3,9%), observa-se que de acordo com a an√°lise de 2015 a 2017, a receita manteve-se crescente devido ao aumento no pre√ßo m√©dio das pe√ßas vendidas (mais de 17% no per√≠odo de 2015 a 2017) atribu√≠do tamb√©m √† alta no pre√ßo m√©dio por pe√ßa na ind√ļstria, 26% no per√≠odo.

Ao mapear os canais de varejo de vestu√°rio do Pa√≠s, o IEMI concluiu que, ao final de 2017, existiam 149,1 mil pontos de venda, considerando as lojas de departamento especializadas em vestu√°rio, redes de pequenas lojas, lojas independentes, os hipermercados e as lojas de departamento n√£o especializadas em moda (as que comercializam, al√©m de vestu√°rio, itens de decora√ß√£o, m√≥veis, eletr√īnicos e outros).

As lojas de departamento especializadas em vestuário, onde estão inseridas as grandes lojas de departamento, as redes monomarcas e multimarcas e as lojas independentes representaram 98,6% dos pontos de venda espalhados pelo Brasil. Das 149 mil lojas especializadas em vestuário, 37,2% estão distribuídas pelos 571 shoppings do País e os 62,8% restantes são lojas de rua.

O canal mais representativo em volume de vendas √© o de lojas independentes com 36,5% dos volumes comercializados. Esse perfil √© comum a todos os p√ļblicos, exceto o feminino infantil, que tem como principal canal o de lojas de departamento especializadas.

J√° em valores, as lojas de departamento especializadas em moda se sobressa√≠ram nos √ļltimos 5 anos, ganhando maior participa√ß√£o de mercado e tornando-se o principal canal de distribui√ß√£o do varejo de vestu√°rio brasileiro, em receitas. O canal √© respons√°vel por 31,4% das vendas; as lojas independentes respondem por 27,6%; as redes especializadas por 26,6%; lojas de departamento n√£o especializadas por 8,8% e os hipermercados por 5,6%.

Foto: Divulgação

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