PUBLICIDADE

mundo

Trump cancela restri√ß√Ķes para ca√ßa de ursos e lobos no Alasca

O pres¬≠i¬≠dente dos Esta¬≠dos Unidos, Don¬≠ald Trump, sus¬≠pendeu as restri√ß√Ķes aos m√©to¬≠dos con¬≠tro¬≠ver¬≠sos de ca√ßa a ursos e lobos impos¬≠tos por seu ante¬≠ces¬≠sor, Barack Oba¬≠ma.

Téc­ni­cas que incluem o uso de lanter­na para ofus­car a visão dos ani­mais, iscas em armadil­has, abate de ani­mais adul­tos e crias em perío­dos de hiber­nação e uti­liza­ção de bom­bas con­tra as espé­cies, têm sido ampla­mente crit­i­cadas por ambi­en­tal­is­tas, emb­o­ra sejam fre­quente­mente usadas pelos povos indí­ge­nas para sub­sistên­cia.

Eram legais em algu­mas áreas do esta­do do Alas­ca antes da proibição fed­er­al de 2015, que o gov­er­no Trump aca­ba de sus­pender. Caçadores e muitas autori­dades eleitas locais desafi­aram a proibição na época.

O Alas­ca até lev­ou o caso a tri­bunal, argu­men­tan­do que a proibição inva­diu o esti­lo de vida de seus res­i­dentes e afe­tou sua capaci­dade de ali­men­tar suas famílias.

‚ÄúEncon¬≠trar meios de sub¬≠sist√™n¬≠cia no pr√≥prio meio ambi¬≠ente √© parte inte¬≠grante da vida rur¬≠al no Alas¬≠ca‚ÄĚ, disse Eddie Grass¬≠er, dire¬≠tor da Alas¬≠ka Wildlife Con¬≠ser¬≠va¬≠tion, ao New York Times no m√™s pas¬≠sa¬≠do, obser¬≠van¬≠do que a maio¬≠r¬≠ia dos assen¬≠ta¬≠men¬≠tos no esta¬≠do do √Ārti¬≠co ficam iso¬≠la¬≠dos a maior parte do ano.

‚ÄúEss¬≠es m√©to¬≠dos que inco¬≠modam tan¬≠to as pes¬≠soas, e eu enten¬≠do o porqu√™ e o mal-enten¬≠di¬≠do, s√£o usa¬≠dos por pes¬≠soas que pre¬≠cisam sobre¬≠viv¬≠er‚ÄĚ, acres¬≠cen¬≠tou, descar¬≠tan¬≠do que sejam usa¬≠dos por ca√ßadores cl√°s¬≠si¬≠cos ou em saf√°ris.

No entan¬≠to, muitas orga¬≠ni¬≠za¬≠√ß√Ķes de con¬≠ser¬≠va√ß√£o e pro¬≠te√ß√£o de ani¬≠mais con¬≠denaram a decis√£o de Trump, que colo¬≠cou os inter¬≠ess¬≠es econ√īmi¬≠cos aci¬≠ma das esp√©¬≠cies e cedeu a gru¬≠pos de press√£o.

‚ÄúO gov¬≠er¬≠no Trump caiu para um novo n√≠v¬≠el em ter¬≠mos de trata¬≠men¬≠to da vida sel¬≠vagem‚ÄĚ, disse Jamie Rap¬≠pa¬≠port Clark, pres¬≠i¬≠dente da ONG Defend¬≠ers of Wildlife.

‚ÄúPer¬≠mi¬≠tir que ani¬≠mais adul¬≠tos e seus fil¬≠hotes sejam mor¬≠tos em suas tocas √© b√°r¬≠baro e desumano‚ÄĚ, acres¬≠cen¬≠tou.

O fil¬≠ho do pres¬≠i¬≠dente, Don¬≠ald Trump Jr., √© prat¬≠i¬≠cante de ca√ßa e  j√° via¬≠jou v√°rias vezes para o Alas¬≠ca.

No in√≠¬≠cio de 2020, o grupo de lob¬≠by do Safari Club, ded¬≠i¬≠ca¬≠do a ‚Äúpro¬≠te¬≠ger a liber¬≠dade de ca√ßa‚ÄĚ e advo¬≠gan¬≠do pelo lev¬≠an¬≠ta¬≠men¬≠to de restri√ß√Ķes no Alas¬≠ca, orga¬≠ni¬≠zou uma lote¬≠ria na qual o prin¬≠ci¬≠pal pr√™mio era uma expe¬≠di√ß√£o ao Alas¬≠ca com Don¬≠ald Trump Jr.

Fonte: AFP ‚ÄĒ Foto: ¬© Don EMMERT

PUBLICIDADE