Tendências tecnológicas para a comunicação empresarial

A revolução tecnologia vem impactando várias áreas no mundo empresarial e um destaque é em relação à comunicação. Ligações telefônicas e até mesmo os e-mails se tornam cada vez menos frequentes, em detrimento de possibilidades desenvolvidas que simplificam o diálogo entre os profissionais.

Para entender melhor essa nova realidade e proporcionar direcionamentos para as empresas nessa revolução, Marco Lagôa, Co-CEO e founder da Witec IT Solutions, apontou alguns destaques que devem ser levar em consideração para o ano de 2020

A comunicação via aplicativo veio para ficar

A migração da comunicação analógica para digital, combinada com plataformas de colaboração em nuvem, reduzem custo, aumentam a segurança da informação e a eficiência da equipe.

Aplicativos como o telefone em nuvem 3CX e o comunicador interno Microsoft Teams permitem a integração de voz, vídeo e texto em um único ponto de contato, com total mobilidade e a possibilidade de gravação e armazenamento seguro de toda informação.

Isso pelo fato de que processos cada vez mais integrados, crescendo de forma colaborativa e remota, são o futuro da comunicação empresarial.

Querendo ou não o WhatsApp, em sua versão business, ganhou um espaço grande, sendo a ferramenta preferida dos usuários. No entanto, não permite um controle da troca das informações e governança desses dados, bem como a possibilidade de trabalho em equipes grandes.

Atualmente, além do WhatsApp, duas ferramentas dominam o mercado de comunicação empresarial: o SLACK e o TEAMS, sendo que a ferramenta da Microsoft vem ganhando espaço pois tem o pacote de produtividade com diversos outros aplicativos do Office 365 inclusos em uma mesma assinatura.

Trabalho Remoto x Home Office

A mobilidade foi um dos assuntos mais discutidos em 2019 e certamente ainda será em 2020. Questões que envolvem sustentabilidade, redução do impacto ambiental e economia de tempo de deslocamento com consequente aumento da qualidade de vida, são alguns dos benefícios do trabalho remoto.

Mas qual é diferença entre home office e trabalho remoto? Na realidade o home office é um tipo de trabalho remoto, que por sua vez é um termo mais abrangente, referindo-se à utilização de ferramentas de integração e colaboração que possibilitam que o trabalho seja realizado por pessoas locadas fora da sede da empresa.

A criadora do movimento officeless, Victoria Haidamus, definiu bem essa diferença: “O trabalho remoto é muito mais que o home office e ele abre um mundo de possibilidades. Por mais que isso pareça um sonho, existem muitos desafios envolvidos. Mas todos eles podem ser superados se você aprender como agir e encarar todos os lados do trabalho de fato remotamente.”

Comunicação de qualidade partindo da nuvem

Essa “digitalização” da comunicação empresarial só é possível pelo crescimento das tecnologias de computação em nuvem, mas só isso não basta para que tudo funcione sem percalços.

Tudo começa com a escolha de softwares e equipamentos compatíveis e que se integrem. O passo seguinte é garantir uma boa capacidade e velocidade da internet local, esse é um dos pontos críticos para que tudo funcionem de forma plena, aproveitando 100% da tecnologia disponível.

Um Wi-Fi configurado de forma correta também é crucial para que a troca dos dados se dê de forma segura e sem riscos de vazamento de informações.

Para quem quer garantir o bom uso dos recursos tecnológicos disponíveis é sempre aconselhável a consultoria com um profissional da área, que irá indicar os softwares e aplicativos ideias para cada necessidade e também poderá verificar questões de infraestrutura.