PUBLICIDADE

mundo

Riscos clim√°ticos amea√ßam crescimento de Brasil, R√ļssia e √Āfrica do Sul

Mer¬≠ca¬≠dos emer¬≠gentes como Brasil, R√ļs¬≠sia e √Āfrica do Sul enfrentam uma tran¬≠si√ß√£o mais dif√≠¬≠cil para uma econo¬≠mia de baixo car¬≠bono, porque n√£o t√™m margem para amorte¬≠cer a mudan√ßa com o aumen¬≠to dos gas¬≠tos p√ļbli¬≠cos, de acor¬≠do com a JPMor¬≠gan Asset Man¬≠age¬≠ment.

Os tr√™s pa√≠s¬≠es n√£o t√™m espa√ßo para assumir mais d√≠vi¬≠das para aliviar prob¬≠le¬≠mas de cur¬≠to pra¬≠zo, dis¬≠ser¬≠am estrate¬≠gis¬≠tas lid¬≠er¬≠a¬≠dos por Jen¬≠nifer Wu em relat√≥rio na sex¬≠ta-feira, acres¬≠cen¬≠tan¬≠do que a √ćndia tam¬≠b√©m enfrentaria uma tran¬≠si√ß√£o dif√≠¬≠cil. Canad√° e Aus¬≠tr√°lia, com¬≠par¬≠a¬≠ti¬≠va¬≠mente inten¬≠sivos em car¬≠bono, t√™m mais margem para assumir d√≠vi¬≠das, dis¬≠ser¬≠am.

O cus¬≠to da tran¬≠si√ß√£o para uma pega¬≠da de baixo car¬≠bono ‚Äúpode ser apoia¬≠do por fam√≠lias e empre¬≠sas atual¬≠mente ou finan¬≠cia¬≠do por d√≠vi¬≠da p√ļbli¬≠ca e trans¬≠feri¬≠do para as ger¬≠a√ß√Ķes futuras, e grande parte da d√≠vi¬≠da acabaria nos bal¬≠an√ßos sober¬≠a¬≠nos‚ÄĚ, dis¬≠ser¬≠am os estrate¬≠gis¬≠tas. Uma abor¬≠dagem h√≠bri¬≠da envolve parce¬≠rias p√ļbli¬≠co-pri¬≠vadas, acres¬≠cen¬≠taram.

Emb­o­ra haja mui­ta incerteza sobre o impacto exa­to de políti­cas climáti­cas nos país­es mais expos­tos, uma mudança pode­ria reduzir o PIB rus­so em mais de 6,5% nas próx­i­mas três a qua­tro décadas, de acor­do com o relatório. Suíça, União Europeia e Japão pare­cem mais prepara­dos para as mudanças, já que depen­dem menos de com­bustíveis fós­seis, estão dis­pos­tos a faz­er a tran­sição e fre­quente­mente lid­er­am em tec­nolo­gia verde, dis­ser­am os estrate­gis­tas.

‚ÄúA atmos¬≠fera da Ter¬≠ra est√° mudan¬≠do de maneiras que n√£o eram vis¬≠tas h√° cer¬≠ca de 800 mil anos ‚Äď as evid√™n¬≠cias s√£o avas¬≠sal¬≠ado¬≠ras‚ÄĚ, afir¬≠maram os estrate¬≠gis¬≠tas. Investi¬≠dores ‚Äúpre¬≠cisam levar em con¬≠sid¬≠er¬≠a√ß√£o impor¬≠tantes difer¬≠en√ßas geogr√°¬≠fi¬≠cas e seto¬≠ri¬≠ais na tra¬≠jet√≥ria da pol√≠ti¬≠ca clim√°ti¬≠ca‚ÄĚ.

A ener­gia ren­ováv­el e a infraestru­tu­ra verde têm a gan­har, enquan­to a ener­gia tradi­cional, con­sumo cícli­co, matérias-pri­mas e algu­mas con­ces­sionárias pode­ri­am ser os mais atingi­dos. A relação preço/valor pat­ri­mo­ni­al de petrolíferas integradas têm cor­re­lação pos­i­ti­va com uma medi­da de sua exposição a tec­nolo­gias que sus­ten­tam a tran­sição do car­bono, de acor­do com o relatório.

A redu√ß√£o das emis¬≠s√Ķes que con¬≠tribuem para o aque¬≠c¬≠i¬≠men¬≠to glob¬≠al pode¬≠ria ser alcan√ßa¬≠da por meio de impos¬≠tos e reg¬≠u¬≠la¬≠men¬≠ta√ß√Ķes de car¬≠bono, est√≠¬≠mu¬≠lo verde finan¬≠cia¬≠do por d√≠vi¬≠da ou uma com¬≠bi¬≠na√ß√£o de ambos, disse a JPMor¬≠gan Asset Man¬≠age¬≠ment. Ban¬≠cos cen¬≠trais podem reori¬≠en¬≠tar os pro¬≠gra¬≠mas de flex¬≠i¬≠bi¬≠liza¬≠√ß√£o quan¬≠ti¬≠ta¬≠ti¬≠va para ativos mais verdes, poten¬≠cial¬≠mente reduzin¬≠do os rendi¬≠men¬≠tos dos t√≠tu¬≠los verdes em rela√ß√£o a out¬≠ros, de acor¬≠do com o relat√≥rio.

PUBLICIDADE