PUBLICIDADE

cursos

Quanto custam alguns dos melhores MBAs do Brasil

O come√ßo do ano √© sempre um per√≠odo de¬†planejar, revisar¬†objetivos¬†e estabelecer¬†metas¬†pessoais e de¬†carreira. No campo profissional, aqueles que almejam uma trajet√≥ria s√≥lida, com cargos de decis√£o, podem ter na educa√ß√£o executiva um requisito t√£o importante quanto os anos de viv√™ncia profissional ‚Äď muitas vezes, esses programas funcionam at√© como um atalho.

A¬†p√≥s-gradua√ß√£o¬†√© dividida em duas categorias:¬†stricto sensu¬†e¬†lato sensu. A primeira √© voltada para o universo¬†acad√™mico¬†dos mestrados e doutorados, enquanto a segunda √© focada na atua√ß√£o¬†profissional¬†da √°rea de estudo ‚Äď √© neste campo que est√£o as especializa√ß√Ķes e¬†MBAs (Master Business Administration).

A grande diferença entre a especialização e o MBA, além do tempo de duração de cada um, está no objetivo final dos alunos. Enquanto a formação de especialista, como o próprio nome sugere, tem o objetivo de formar profissionais com conhecimento técnico aprofundado em um determinado assunto, o MBA é para quem almeja alcançar cargos executivos de gestão e liderança, já que os programas se concentram em desenvolvimento de senso analítico, estratégico e de negociação.

Ter um MBA no curr√≠culo tamb√©m √© sin√īnimo de um¬†sal√°rio¬†mais alto. Segundo a 54¬™ Pesquisa Salarial da Catho Educa√ß√£o, profissionais p√≥s-graduados em cargos de lideran√ßa recebem 47,2% a mais. A valoriza√ß√£o tamb√©m √© uma realidade para aqueles em cargos operacionais: os ganhos chegam a ser 25% acima dos colegas com diploma de gradua√ß√£o. Em contrapartida, um levantamento feito pela iDados com base em indicativos da Pnad Cont√≠nua, constatou que quase nenhum profissional sem p√≥s-gradua√ß√£o chega a ganhar mais de dez sal√°rios m√≠nimos.

Escolher uma boa¬†institui√ß√£o¬†tamb√©m n√£o √© uma tarefa f√°cil. Apesar do objetivo final ser o mesmo, existem diversos programas que oferecem desde viv√™ncia¬†internacional¬†e dupla¬†certifica√ß√£o¬†a enfoque em determinadas √°reas de atua√ß√£o. Entre as melhores escolas de MBA, o grande destaque, n√£o s√≥ em territ√≥rio brasileiro, mas global, √© a¬†Funda√ß√£o Dom Cabral. A excel√™ncia do programa de educa√ß√£o executiva ofertado pela escola √© reconhecida no mundo: em 2020, a institui√ß√£o ficou pelo 15¬ļ ano consecutivo entre as dez melhores escolas de neg√≥cios do mundo e a melhor da Am√©rica Latina no Ranking de Educa√ß√£o Executiva do ‚ÄúFinancial Times‚ÄĚ. O primeiro lugar √© da Iese Business School (Espanha e Estados Unidos).
PUBLICIDADE