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inovação

O Francês cria gravatas artesanais fora do óbvio e cheias de personalidade

√Č o fim da dicotomia seda-poli√©ster no campo da gravataria brasileira! E a dupla Levy Hosoume e Mirela Barcza tem um papel bem importante nesse cen√°rio. O casal criou a¬†marca artesanal¬†O Franc√™s¬†para oferecer um produto bem diferenciado aos consumidores.

‚ÄúQuando come√ßamos a busca por gravatas para o nosso casamento, s√≥ encontramos op√ß√Ķes antiquadas, brilhantes e com valores bem extremos: ou car√≠ssimas de seda ou super baratas de poli√©ster. Esse per√≠odo coincidiu com uma viagem para Europa e, sem querer, encontramos algumas gravatarias por Paris e Londres. Era outro universo! Definitivamente, n√£o havia nada parecido no Brasil‚ÄĚ, conta Mirela.

Hoje, o portfólio da marca inclui gravatas slim e borboleta, lenços, suspensórios e mochilas

Crédito: O Francês Gravataria | DivulgaçãoHoje, o portfólio da marca inclui gravatas slim e borboleta, lenços, suspensórios e mochilas
Catraca Livre e Eisenbahn uniram forças para criar o Guia Artesanal, um roteiro que valoriza um estilo de vida calcado no fazer, com atenção e paixão em cada detalhe.

Era o impulso que faltava para essa dupla din√Ęmica apostar em algo novo. Publicit√°rios e sem nenhuma familiaridade com a √°rea t√™xtil, os dois passaram muitos finais de semana e noites em claro pesquisando formas de viabilizar um¬†neg√≥cio artesanal¬†focado em gravatas.

‚ÄúAprendemos¬†a costurar para poder ensinar e¬†desenvolvemos¬†do zero os nossos moldes, para equilibrar nossa falta de experi√™ncia no segmento. Foram longos meses de estudos e testes¬†antes de largarmos a publicidade e focarmos 100% no O Franc√™s‚ÄĚ, relembra a artes√£.

O artesanal que inova!

O casal estava interessado em quebrar paradigmas e estimular a inovação em uma área com potencial inexplorado no Brasil. Por isso, passou a trabalhar com tecidos naturais que fogem do óbvio.

Os clientes encontram gravatas feitas com algodão, lã, lã merino, linho, lã com seda, algodão com linho e outras misturas arrasadoras, capazes de entregar texturas diferentes. Além disso, a maioria dos produtos é opaco ou com padronagens descoladas, como joaninha, avião de papel ou tartan escocês (um tipo de xadrez).

“Aprendemos a costurar para poder ensinar e desenvolvemos do zero os nossos moldes", explica a artesã Mirela Barcza

Cr√©dito: O Franc√™s Gravataria | Divulga√ß√£o‚ÄúAprendemos a costurar para poder ensinar e desenvolvemos do zero os nossos moldes‚ÄĚ, explica a artes√£ Mirela Barcza

‚ÄúNossa miss√£o √© que as pessoas curtam esse processo de escolher a gravata. Que seja dif√≠cil decidir entre tantas op√ß√Ķes bacanas, sabe? Provocar esse sentimento no p√ļblico, em um mercado que era t√£o pacato, √© muito legal‚ÄĚ, comemora a artes√£.

Hoje, o portf√≥lio da marca inclui gravatas slim e borboleta, len√ßos, suspens√≥rios e mochilas. ‚ÄúNossos clientes conseguem transmitir sua personalidade por meio desses acess√≥rios‚ÄĚ, acrescenta.

Tudo isso aconteceu sem O Franc√™s deixar de lado um preceito fundamental: fazer tudo a m√£o, com alma e paix√£o, ou ‚Äúde pessoas para pessoas‚ÄĚ, como definiu Mirela. E, de prefer√™ncia, com mat√©rias-primas nacionais.

Alfaiataria com alma

‚ÄúGostamos de estar pr√≥ximos em todas as etapas do processo: curadoria, design, escolha de insumos e produ√ß√£o at√© o produto ficar pronto para o consumidor final‚ÄĚ, completa.

‚ÄúNossa miss√£o √© que as pessoas curtam esse processo de escolher a gravata. Que seja dif√≠cil decidir entre tantas op√ß√Ķes bacanas, sabe?", provoca a artes√£ Mirela Barcza

Cr√©dito: O Franc√™s Gravataria | Divulga√ß√£o‚ÄúNossa miss√£o √© que as pessoas curtam esse processo de escolher a gravata. Que seja dif√≠cil decidir entre tantas op√ß√Ķes bacanas, sabe?‚ÄĚ, provoca a artes√£ Mirela Barcza

Esse caminho escolhido pelos dois acarreta uma série de desafios, desde a qualificação de profissionais, já que, de acordo com a empreendedora, a maior parte do mercado de gravatas é apenas de importação; até a busca por insumos, tendo em vista que nem todos os tecidos que a marca trabalha são encontrados no Brasil.

Outra questão importante está relacionada a uma mudança de mentalidade do consumidor, que tem cada vez mais pressa para receber tudo aquilo o que compra.

‚ÄúMantemos um estoque de produtos a pronta entrega, mas em casos de grandes encomendas, como para um casamento, por exemplo, temos um prazo de tr√™s semanas. E √© curioso perceber as rea√ß√Ķes das pessoas quando informamos isso. Elas pensam: como algo que eu compro em menos de 5 minutos na internet leva tanto tempo para ficar pronto?‚ÄĚ, comenta Mirela.

"Como algo que eu compro em menos de 5 minutos na internet leva tanto tempo para ficar pronto?‚ÄĚ, comenta Mirela, sobre a import√Ęncia do processo artesanal da marca

Cr√©dito: O Franc√™s Gravataria | Divulga√ß√£o‚ÄúComo algo que eu compro em menos de 5 minutos na internet leva tanto tempo para ficar pronto?‚ÄĚ, comenta Mirela, sobre a import√Ęncia do processo artesanal da marca

Mas ela acredita que esse tipo de situa√ß√£o estimula a reflex√£o dos consumidores sobre os processos de produ√ß√£o dos objetos que t√™m em casa. ‚ÄúNos √ļltimos anos, a sociedade tem mais informa√ß√Ķes e valoriza mais o artesanal. Nossos clientes mais antigos ‚Äď e que usam gravata no dia a dia ‚Äď conseguem perceber, por exemplo, a diferen√ßa de qualidade entre o fechamento √† m√£o e o fechamento √†¬†m√°quina¬†das gravatas mais baratas. A durabilidade tamb√©m √© outra‚ÄĚ, conclui.

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