PUBLICIDADE

inovação

3 fun√ß√Ķes antirroubo de celular que o Google implementar√°: proporcionar√£o mais seguran√ßa aos usu√°rios

O roubo e furto de celulares √© um crime frequente em v√°rios pa√≠ses ao redor do mundo. Por isso, o Google decidiu criar e implementar mais fun√ß√Ķes antirroubo em dispositivos com seu sistema operacional (SO).

De acordo com o El Universal, a empresa americana anunciou uma s√©rie de op√ß√Ķes in√©ditas para a prote√ß√£o das informa√ß√Ķes dos smartphones antes, durante e ap√≥s um roubo.

A apresenta√ß√£o foi realizada no¬†Google For Brazil 2024. A gigante da tecnologia explicou que elas foram desenvolvidas em resposta ao grande n√ļmero de roubos de celulares no pa√≠s.

Por isso, o Brasil ser√° o primeiro pa√≠s a ter acesso √†s novas funcionalidades antirroubo. Os testes come√ßar√£o em smartphones com Android 10 e outras vers√Ķes posteriores do sistema operacional.

As novas ferramentas do Google para combater o roubo de telefones

Quer saber quais são as ferramentas que o Google irá implementar para proteger os dados dos seus usuários em caso de roubo? Continue lendo para conhecê-las, conforme relatado pelo meio de comunicação mencionado anteriormente.

Prote√ß√£o de informa√ß√Ķes e prote√ß√£o do celular

A primeira fun√ß√£o visa¬†proteger os dados e tornar os telefones ‚Äėin√ļteis‚Äô¬†para que n√£o possam ser revendidos. Ao tentar reiniciar o sistema operacional, ser√£o solicitadas as credenciais do dispositivo ou de uma conta.

Apenas desta forma pode ser formatado. Al√©m disso, a ferramenta permitir√° esconder todos os aplicativos que guardam informa√ß√Ķes importantes, como contas banc√°rias, em um espa√ßo secreto.

A √ļnica maneira de ter acesso a essas ser√° atrav√©s de um PIN. Por √ļltimo, o Google solicitar√° os dados biom√©tricos do propriet√°rio para poder acessar as configura√ß√Ķes mais substanciais de sua conta.

Segurança automática durante um assalto

A segunda função que o Google implementará contará com o suporte da inteligência artificial. Com a ajuda da IA, será detectado quando um telefone foi removido de forma violenta das mãos do seu proprietário.

Ao perceber a luta entre ambos,¬†ela se encarregar√° de bloquear a tela do dispositivo¬†para impedir que o criminoso tenha acesso √†s informa√ß√Ķes do propriet√°rio e possa us√°-las contra ele.

Além disso, o sistema operacional do Google também irá impedir o acesso ao telefone após várias tentativas malsucedidas de autenticação para garantir uma maior proteção ao usuário.

Bloqueio do dispositivo após o assalto

A terceira fun√ß√£o a ser implementada consiste na¬†capacidade de bloquear a tela do telefone atrav√©s de outro celular. Voc√™ s√≥ precisar√° do seu n√ļmero e de uma verifica√ß√£o de seguran√ßa r√°pida.

Desta forma, voc√™ ter√° a oportunidade de proteger os seus dados antes que sejam roubados. Assim que a informa√ß√£o for salva, voc√™ poder√° ativar ‚ÄėRestaura√ß√£o completa de f√°brica‚Äô com a ajuda da aplica√ß√£o Find My Device para que o telefone volte ao seu estado original.