A Mercedes-Benz do Brasil vai entrar no negócio de locação de caminhões e ônibus. A Daimler Truck Financial Services, anunciou o lançamento de uma empresa de locação. Segundo Cristina Rensi, executiva responsável pela empresa, o mercado é amplo. “No Brasil, a locação responde por apenas 2% de toda a frota de veículos comerciais, ao passo que em mercados mais maduros essa fatia oscila entre 25% e 30%”, diz ela.
As operações se iniciam neste mês de fevereiro. A princípio serão oferecidos caminhões urbanos e rodoviários dos modelos Actros, Accelo e Atego, em locações com prazos de 36, 40 e 60 meses. “Posteriormente vamos avaliar o mercado para ônibus”, diz Rensi.
O foco inicial serão clientes com frotas a partir de três caminhões, e a venda vai, claro, tentar incluir outros produtos da Mercedes, como seguros. “As atividades serão complementares à corretora de seguros que já existe”, diz a executiva.
Segundo Rensi, a economia pode chegar a 30%. Essa conta, porém, não inclui apenas a economia com a compra, mas também a maior eficiência fiscal da empresa locatária. “O pagamento do aluguel entra como despesa operacional, o que reduz a base de tributação de impostos e contribuições importantes como PIS e Cofins”, diz a executiva.
Outra das vantagens é que o financiamento permite mais flexibilidade financeira. “O cliente poderá alocar aqueles recursos para o capital operacional da empresa, sem ter de imobilizar na frota própria”, diz ela.
Por Forbes