A 46ª edição do São Paulo Fashion Week recebe nesta terça (23), às 17h30, o desfile Top Five, que leva à passarela da semana de moda as marcas Karine FouvryResort, LED, Vankoke, Borana e Studio Kalline por Eduardo Rizzotto. As grifes, de diversos estados do país, foram selecionadas dentro do programa que dá nome ao desfile e receberam consultoria e acompanhamento de equipes do Sebrae e In-Mod – Instituto Nacional de Moda e Design –, desde a criação até o desenvolvimento de todas as peças que serão apresentadas aos convidados.
A iniciativa faz parte do convênio Contextualizar na Moda, firmado entre o Sebrae e o In-Mod, e oferece aos micro e pequenos empresários do setor a oportunidade de aprofundar conhecimento no universo do alto valor agregado da moda. As atividades realizadas pelo convênio visam fomentar a abertura de novos mercados, inserir os pequenos negócios no circuito de moda mais importante do país e fortalecer a rede de parceiros.
“Os pequenos negócios representam 98,5% das empresas do país e respondem por 54% dos empregos formais e estão conquistando espaço também na cadeia produtiva da moda de alto valor agregado. Neste cenário, o SPFW se encaixa perfeitamente na iniciativa do Sebrae de apoiar as empresas da moda a se desenvolver e conquistar novos mercados, e até fornecendo para grandes marcas. Quanto mais competitivas as micro e pequenas empresas forem, mais empregos serão gerados para o setor”, analisa o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.
Segundo levantamento, o setor de moda emprega, hoje, 2 milhões de pessoas no Brasil e a expectativa é que o mercado cresça 2,6% em valor por ano, em média, até 2021. Para o presidente do Sebrae, integrar este programa é uma ótima oportunidade de criar visibilidade para os estilistas junto a renomados profissionais da moda
Desde 2016, o desfile Top 5 é realizado como fruto desta parceria e todas as marcas receberam consultorias de um grupo multidisciplinar que as auxiliaram na estruturação de suas coleções e produtos, na formatação de preço e networking, no relacionamento com fornecedores e na participação direcionada em plataformas de imagem. Por meio desta oportunidade, elas ganham visibilidade e perspectiva de alavancar novos negócios.
Confira abaixo o perfil das marcas que desfilam nesta terça-feira (23):
Karine Fouvry Resort – DO RIO DE JANEIRO O, O CLÁSSICO DA ALFAITARIA
Criada em 2015, a designer francesa Karine Froury tem como desafio produzir uma alfaiataria impecável. As peças da marca têm corte irretocável, além de acabamento primoroso e um cuidado com tecidos. Para a nova coleção, a designer decidiu criar uma procissão, uma viagem espiritual, marcada pela pureza e pelo orgânico. A coleção estará disponível com exclusividade em várias lojas do Brasil e, pela primeira vez, na CHOIX, loja conceito em São Paulo.
LED – DE MINAS GERAIS SAEM AS ROUPAS SEM GÊNERO
A LED nasceu em 2014 com o DNA jovem e em diálogo com a nova geração. A marca cria roupas que não delimitam gênero e defende a total liberdade para as pessoas expressarem a personalidade por meio da moda e de seus próprios padrões de beleza. Para a 46ª edição do SPFW, o estilista Célio Dias apresenta mais uma coleção -protesto Arretada, tecendo uma crítica ao modelo hegemônico da masculinidade, que carrega em seu estereótipo traços de força e virilidade mas também de violência e intolerância.
Vankoke – DO RIO GRANDE DO NORTE CHEGA A EXPRESSÃO DO INDIVÍDUO
Com 12 anos de existência e DNA potiguar, a Vankoke nasceu a partir da visão da empresária e estilista Adriana Patrícia de redirecionar o olhar para o mercado de moda. A marca busca superar as expectativas dos clientes ao fazer da moda um instrumento de expressão da individualidade.
Borana – DO ESPÍRITO SANTO VEM AS CORES DO LOOK PRAIANO
Borana possui oito anos de atuação na confecção de moda praia com inspiração no colorido naturalmente brasileiro. A estilista Patiara Aguiar cresceu com o exemplo empreendedor da mãe – que tinha uma marca de moda íntima – e no início da carreira contou com a ajuda de toda a família para confeccionar os produtos na sala da casa. Após um mês, a Borana recebeu a proposta para ser revendida em uma loja em Portugal, comprovando o sucesso. De lá para cá, a marca acumulou número positivos: abriu a primeira loja há seis anos e, em 2017, a primeira franquia.
Studio Kalline Eduardo Rizzotto – DE SANTA CATARINA OS DESENHOS DO CANYON
A Kalline surgiu em 1990 com a expectativa de ser referência no mercado de couro. O filho do casal, Eduardo Rizzotto, um ano mais novo que a marca, com o olhar moderno e empreendedor de todo jovem, enxergou a oportunidade de desenvolvê-la e mostrar seu talento participando do Projeto Top 5 e mostrará na passarela do SPFW criações exclusivas e cheias de personalidade. Para esta edição, Eduardo apresenta looks inspirados no Canyon Antelope, localizado na América do Norte.
Foto: Divulgação