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Manteiga ou margarina? Qual √© a melhor para a sa√ļde? Descubra!

Manteiga ou margarina? Com certeza a d√ļvida j√° passou pela sua mente, seja na hora de preparar uma receita, tomar caf√© da manh√£ ou comprar os produtos no mercado. Apesar de serem igualmente saborosas, as duas possuem grandes diferen√ßas no que diz respeito a sua origem e valores nutricionais.¬† Para ajudar a entender melhor a Dra. Renata Domingues, m√©dica especializada em Nutrologia, diretora respons√°vel da Cl√≠nica Adah e vice-presidente da Associa√ß√£o Brasileira de Nutrologia M√©dica (Abranutro), explicou cada uma delas. Confira:

– Margarina:¬†‚ÄúA margarina √© um produto feito a partir do √≥leo vegetal, que passa por um processo chamado de hidrogena√ß√£o que o transforma de l√≠quido em s√≥lido atrav√©s da adi√ß√£o de hidrog√™nio. Nesse processo, uma parte das gorduras insaturadas do √≥leo se transforma em gordura trans. Ou seja, a margarina √© uma gordura criada artificialmente que conta com conservantes e componentes em sua composi√ß√£o que aumentam os riscos de doen√ßas card√≠acas, acidente vascular cerebral e as chances do desenvolvimento de diabetes tipo 2.‚ÄĚ

– Manteiga:¬†‚ÄúJ√° a manteiga √© um produto de origem animal derivado do leite. √Č obtida atrav√©s da nata do leite batida, que se transforma em um creme de leite com soro e gl√≥bulos de gordura. A parte l√≠quida √© ent√£o retirada e o que sobra, ou seja, a parte gordurosa, √© a manteiga. ¬†Por ser composto exclusivamente da gordura retirada do leite, a manteiga √© rica em gorduras saturadas e colesterol.‚ÄĚ

Mas afinal, qual a melhor? De acordo com a Dra. Renata, por serem compostas basicamente de gorduras, tanto a manteiga como a margarina s√£o cal√≥ricas, ent√£o resta analisar quais os tipos de gorduras presentes em cada uma delas. ‚ÄúPrimeiro √© preciso entender que nem sempre gorduras s√£o ruins para o corpo, j√° que nosso organismo precisa delas para absorver as vitaminas A, B e K, por exemplo‚ÄĚ, destaca a m√©dica. ‚ÄúMas, as gorduras diferenciam-se entre si. Por ser de origem animal, a gordura saturada, presente na manteiga, √© melhor reconhecida pele nosso corpo e logo √© digerida com mais facilidade. O que n√£o quer dizer que √© 100% saud√°vel, pois este tipo de gordura aumenta tanto o colesterol ruim quanto o bom, al√©m de existir o risco de acumular nas paredes das art√©rias, favorecendo doen√ßas card√≠acas com o infarto. J√° a gordura trans, que comp√Ķe a margarina, √© mais dif√≠cil de ser reconhecida e digerida pelo organismo por ser de origem vegetal e quimicamente alterada, o que aumenta as chances de ficar acumulada nos vasos sangu√≠neos e √≥rg√£os importantes.‚ÄĚ Resumindo, a manteiga √© a op√ß√£o mais saud√°vel por ser produzida de forma natural e ser melhor digerida pelo organismo. Apesar disso, ela deve ser consumida com modera√ß√£o, de prefer√™ncia seguindo a medida recomendada, que √© de uma colher de ch√° de manteiga por dia.

 

Foto: Divulgaçã

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