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Estudo realizado pela empresa IQVIA, divulgado em fevereiro pela Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar), aponta que 32% das vendas totais do varejo farmacêutico em 2018 no país foram provenientes de não-medicamentos, especialmente de produtos de Higiene, Perfumaria e Cosméticos (HPC).
De olho nesse filão, a indústria da beleza mira suas ações de vendas para farmácias e drogarias. A empresa de maquiagens Dailus, que considera o varejo farma um canal estratégico para a venda de maquiagens e esmaltes, pretende expandir parcerias com farmácias independentes, que respondem por 25% desse mercado. “Acredito que podemos evoluir muito nesse canal. No entanto, para que a parceria dê certo, o ideal é analisar em conjunto o mix de produtos mais adequado para cada tipo de negócio e formato de loja”, avalia Samir Silva, gerente nacional de Vendas da Dailus.
Roberto Vaz, diretor-presidente da empresa de dermocosméticos Nupill, que desde 2007 disponibiliza seus produtos em farmácia, conta que começou a investir no canal farma após perceber a mudança no comportamento das redes. “Além de disponibilizarem mais espaço aos cosméticos, elas passaram a trabalhar com margens mais adequadas e a competir com o canal alimentar, principalmente com marcas multinacionais”, explica.
Segundo o executivo da Nupill, cujo principal canal de vendas é perfumaria, o canal farma tem se tornado atrativo. “O canal farma tende a ampliar o mix de marcas regionais, para equilibrar as margens na categoria de cosméticos, competindo com as perfumarias”, analisa.
Novata no canal farma, onde estreou no ano passado, a Professional Donna, marca de varejo da Itallian Hairtech, empresa de referência entre os cabeleireiros profissionais, está muito otimista com o desempenho em 2019 e aposta em novas parcerias com farmácias e drogarias, para fomentar negócios.
Bons negócios
De acordo com a Pesquisa de Beleza e Cuidados Pessoais da Euromonitor, até o ano de 2020, o setor crescerá numa média de 2,7% a cada ano. De olho nesse cenário, o espaço concedido ao setor cresceu 10% na 15ª Abradilan Conexão Farma, feira que começa hoje (19) no Expo Center Norte em São Paulo.
“É necessário que os distribuidores estejam atentos à essa oportunidade. Muitos deles ainda concentram 100% dos seus negócios em medicamentos, mas precisam entender a categoria e aproveitar o bom momento dos cosméticos no Brasil para emplacar seus negócios”, argumenta Vaz, da Nupill.