A CRF1000L Africa Twin traz um conjunto inovador e moderno, que promete agradar aos fans e conquistar novos motociclistas que procuram por desempenho e estilo em um modelo on-off road de alta cilindrada. Em relação à sua antecessora (XRV650V), verdadeiro sonho de consumo da década de 1980 e que deu origem ao mito, a nova CRF1000L Africa Twin só tem o nome em comum. O modelo traz novos conceitos de design, ciclística e mecânica totalmente distintos e resgata todo o DNA, know-how e tradição Honda em competições off-road para uma motocicleta de produção.
Destaque como protótipo durante o Salão de Milão em 2014, na Itália, a nova CRF1000L Africa Twin chegou ao mercado europeu um ano depois e, em pouco tempo, se tornou um verdadeiro sucesso de vendas e público, com excelente repercussão junto à imprensa internacional. Agora, também se consolida como o novo lançamento Honda no mercado brasileiro e uma das principais atrações da empresa no Salão Internacional do Automóvel.
Das pistas para a linha de produção
Seguindo a tradição Honda em oferecer produtos com tecnologia e qualidade, a nova CRF1000L Africa Twin chega para ampliar ainda mais o lineup nacional. Desde o início de seu desenvolvimento, o projeto buscava um modelo não só com a verdadeira alma off-road, mas que também oferecesse o conforto e a versatilidade da categoria “Touring”, além da agilidade dos modelos mais esportivos.
O conceito “Go Anywhere” define toda a essência e estilo da nova Honda CRF1000L Africa Twin. Prática, ágil, moderna e confortável, sua alta tecnologia, aliada às avançadas características ciclísticas e mecânicas, possibilitam ao piloto encarar qualquer desafio, seja qual for o tipo de terreno ou situação.
Mais conforto e segurança
Um dos pontos altos da Honda CRF1000L Africa Twin está presente no conforto e ergonomia durante a pilotagem, característica muito elogiada em mercados onde o modelo já é comercializado. Em seu nível mais alto, o assento está a 870 mm do solo.
Para os mais aventureiros, há espaço de sobra para as bagagens, além de total conforto para o garupa. Alças, apoios e pontos de fixação para malas e bauletos garantem uma viagem muito mais prática e prazerosa.Há também a ativação do controle de tração HSTC (Honda Selectable Torque Control).
Mais força e potência
Com forte inspiração no conceito off-road, a posição do escapamento é elevado, graças ao sistema de exaustão com acabamento especial, concebido graças à tecnologia CAE (Computer Aided Engineering), com o objetivo de melhorar a sonoridade e a sensação oferecida pelo funcionamento do motor.
Com uma nota acústica refinada, uma das câmaras internas cria um som leve e vivo gerado pela alta rotação do motor, enquanto a outra oferece a tonalidade perfeita do som de um bicilíndrico de elevada cilindrada. Na sessão intermediária, o escape conta com uma proteção exclusiva que protege o garupa do calor e reforça o visual arrojado.
Força e equilíbrio em uma True Adventure
Não é apenas no design que a CRF1000L Africa Twin se destaca. Por trás de todo seu projeto está um modelo eficiente, capaz de entregar performance e segurança aos motociclistas mais exigentes. Seu conjunto mecânico e ciclístico alia muita tecnologia, economia, força, segurança e equilíbrio de forma a oferecer um produto único para qualquer aventura.
Assim como no visual, todo o conceito do motor foi desenvolvido com base em know-how adquirido em anos de experiência nas pistas, principalmente com os modelos CRF250R e CRF450R de competição. Desta forma, a CRF1000L Africa Twin possui grande flexibilidade e respostas rápidas para o uso em estradas ou grandes centros urbanos.
Mais desempenho
Totalmente novo e exclusivo, o motor da CRF1000L Africa Twin é um bicilíndrico, com pistões em paralelo e movido a gasolina, com deslocamento de 999,1 cm³, comando Unicam, quatro válvulas por cilindro nos cabeçotes e virabrequim a 270º.
Possui curva de potência linear e direta, oferecendo uma condução de excelente performance e acessível tanto em baixas quanto em média rotações. A cilindrada de 999,1cm³ forma um equilíbrio perfeito entre potência, torque e baixo peso, especialmente quando é exigida a partir da imobilidade.
Mais versatilidade
No desenvolvimento da ciclística da nova Honda CRF1000L Africa Twin foram pré-definidas premissas fundamentais do projeto, como grande capacidade de percorrer distâncias consideráveis em condução fora-de-estrada e apresentar estabilidade em qualquer terreno, inclusive com carga completa de bagagem e garupa.
Combinar estes atributos criou um desafio a mais para os engenheiros de desenvolvimento da Honda. O resultado foi um chassi de aço com berço semiduplo (semelhante ao usado na CFR450R Rally) e subframe traseiro também do mesmo material, com boas respostas a torções e rigidez estrutural.
Mais robusta e resistente
Na frente, a suspensão possui garfo invertido com curso de 230 mm e possibilidade de ajustes de acordo com o tipo de uso e perfil de pilotagem. A suspensão traseira é do tipo monoamortecida da Pró-Link da Showa, com curso de 220 mm e opções de ajustes na pré-carga da mola. A bengala em alumínio propicia baixo peso com ótima absorção de impactos.
O freio dianteiro possui disco duplo de 310 mm e pinças radiais de quatro pistões (dianteira). Na traseira o disco é simples de 256 mm, derivado da CRF 450 Rally, com nova furação e formato para oferecer uma frenagem mais segura. Outra novidade exclusiva do modelo são os cubos dos discos de freio, agora fundidos em alumínio, que contribuíram na redução de peso.
Fotos: Divulgação
Deixe um comentário