PUBLICIDADE

inovação

Google lança aplicativo gratuito para iniciantes aprenderem programação

O Google lança nesta terça-feira, 8, a versão um português do seu aplicativo gratuito pra ensinar programação, o Grasshoper. Desde 2018, mais de um milhão de pessoas já passaram pelo menos uma hora aprendendo pelo app.

Segundo Heather Smith, Gerente de Programas para o Grasshopper, a tradução para o português era o principal pedido que eles recebiam; o que mostra a grande demanda pelo jogo no Brasil e a vontade de aprender.

E qualquer um pode aprender do zero a programar através do jogo que traz elementos básicos para qualquer linguagem de programação.

De forma interativa, o usu√°rio pode aprender pouco a pouco, com miss√Ķes e quebra-cabe√ßas de cinco minutos, todos os dias os princ√≠pios de codifica√ß√£o, como fun√ß√Ķes, loops e vari√°veis. E agora, os brasileiros ter√£o acesso a instru√ß√Ķes, suporte e feedback em portugu√™s.

A chance de conviver e ter ajuda dos outros profissionais do Google resultou em li√ß√Ķes valiosas para ela aprender a programar:

  • N√£o √© s√≥ para gente super inteligente: ‚ÄúEu tinha na cabe√ßa que para ser um desenvolvedor voc√™ precisava ser inteligente para caramba, tipo um QI de Einstein. Mas eu percebi trabalhando no Google que as pessoas eram inteligentes, mas n√£o era o caso de terem QI insanos‚ÄĚ
  • A caracter√≠stica em comum dos bons programadores do Google √© a persist√™ncia:¬†‚ÄúQuando eles travaram em um problema, eles n√£o desistiam. Eles faziam uma pausa para voltar ao problema depois, ou pediam ajuda para outra pessoa e at√© buscavam no Google mesmo. Era muito mais uma perseveran√ßa do que genialidade. E eu percebi que eu tamb√©m poderia persistir!‚ÄĚ
  • Programa√ß√£o √© como uma l√≠ngua estrangeira e exige colabora√ß√£o e criatividade.¬†‚ÄúEm fui introduzida aos poucos de uma maneira que foi muito criativa e altamente colaborativa. E teve um momento de clareza de ‚Äėespera, isso que √© programa√ß√£o?‚Äô. Eu achava que era aquela coisa que pessoas se enfiavam numa sala escura e olhavam para telas o dia todo, mas na verdade eu estava falando com mais gente do que no meu cargo em Vendas e podendo usar minha criatividade‚ÄĚ.

O aplicativo estpa disponível para download e faz parte da iniciativa Cresça com o Google.

Foto: Getty Images

PUBLICIDADE