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Mercado

Gera√ß√£o Y √© a l√≠der em compras online no 2¬ļ trimestre

Ao abordar o assunto ‚Äúcompras via internet‚ÄĚ, uma poss√≠vel impress√£o √© a de que os consumidores que mais usam esse recurso s√£o os mais jovens, nativos do mundo digital. A realidade, por√©m, √© diferente do que o senso comum indica: de acordo com o Compre&Confie, empresa de intelig√™ncia de mercado para e-commerce, quem concentra a maioria dos pedidos feitos on-line √© a Gera√ß√£o Y (pessoas entre 25 e 39 anos).

‚ÄúO cen√°rio macroecon√īmico de desemprego para profissionais rec√©m-formados, muitas vezes sem limite de cr√©dito, contribui para que a gera√ß√£o Z, de pessoas nascidas a partir de 1995, tenham dificuldade de atingir o protagonismo nas compras online. √Č uma situa√ß√£o que deve come√ßar a mudar de figura a partir do aquecimento da economia e gera√ß√£o de empregos‚ÄĚ, afirma Andr√© Dias, diretor executivo do Compre&Confie.

De acordo com os dados apurados no segundo trimestre, os consumidores da Gera√ß√£o Y concentram 48,4% do total de pedidos realizados, totalizando 18,8 milh√Ķes de compras no per√≠odo. Em faturamento, esse grupo gerou R$ 7,8 bilh√Ķes em compras no per√≠odo, com t√≠quete m√©dio de R$ 416,10.

A maior parte dos gastos desses consumidores está relacionada às categorias de Moda e Acessórios; Entretenimento; Móveis, Construção e Decoração; Eletrodomésticos e Ventilação; e Brinquedos e Bebês.

‚ÄúA gera√ß√£o Y tem um perfil de consumo bastante parecido com a gera√ß√£o Z, formada por pessoas que nasceram a partir de 1995. Ambos buscam por comodidade para consumir entretenimento, moda e decora√ß√£o, por exemplo. Enquanto isso, os consumidores da gera√ß√£o X, nascidos entre 1960 e 1979, buscam mais por artigos para a casa, itens relacionados √† sa√ļde e eletrodom√©sticos. √Č um perfil similar ao dos Baby Boomers, que nasceram entre 1940 e 1959‚ÄĚ, completa Dias.

Quem vem atr√°s

Logo atr√°s da Gera√ß√£o Y, quem ocupa o segundo lugar no volume de compras online √© a Gera√ß√£o X (consumidores nascidos entre 1960 e 1979). Ao todo, essa gera√ß√£o realizou 11,6 milh√Ķes de pedidos no segundo trimestre (29,8% do total realizado no per√≠odo) e gerou faturamento de R$ 4,9 bilh√Ķes (representando 30,6% do total). O t√≠quete m√©dio dos compradores que possuem entre 40 e 59 anos √© de R$424,70.

Na terceira coloca√ß√£o, aparece a Gera√ß√£o Z. Do total de pedidos no 2¬ļ trimestre, 6,2 milh√Ķes foram feitos por consumidores que nasceram a partir de 1995, representando 16,1% do total. Ao analisar o faturamento, a camada mais jovem da popula√ß√£o representa 14,7% do montante arrecadado, chegando no n√ļmero de 2,4 bilh√Ķes de reais, com um t√≠quete m√©dio de R$377,20.

Por √ļltimo, quem menos consumiu no total foi a gera√ß√£o de Baby Boomers. Os consumidores que nasceram entre 1940 e 1959 geraram 2,2 milh√Ķes de pedidos no per√≠odo, representando 5,7% do total. Em aspectos financeiros, essa gera√ß√£o consumiu R$ 953 milh√Ķes no 2¬ļ trimestre (5,9% do total).

Na compara√ß√£o entre g√™neros, as mulheres tiveram um percentual maior que o dos homens no mercado, com 51% dos pedidos feitos (49% do total foram pedidos do p√ļblico masculino). Nas gera√ß√Ķes Z e Baby Boomers, o resultado foi diferente, com os homens predominando nas compras online. J√° nas gera√ß√Ķes X e Y, as vendas seguiram o diagn√≥stico do mercado, com o p√ļblico feminino realizando mais compras.

 

Ao todo, o varejo digital movimentou 16 bilh√Ķes de reais no segundo trimestre. Somando todos os grupos de consumidores, foram realizados 38,9 milh√Ķes de pedidos. O t√≠quete m√©dio geral de compras foi de R$413,10.