PUBLICIDADE

Mercado

Para o controle e tratamento de uma doença, seja ela qual for, é fundamental que o paciente siga corretamente as orientações do médico. O problema é que, grande parte das vezes, isso não ocorre. Para se ter uma ideia, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), apenas 60% dos pacientes com diabetes e 40% dos pacientes hipertensos seguem exatamente as prescrições realizadas pelo médico.

É necessário então pensar em modos para aumentar esta adesão do tratamento pelos pacientes, o que pode ser feito através da manipulação dos medicamentos em formas mais aceitáveis para o paciente. “São inúmeras as vantagens de escolher um veículo diferenciado na hora de prescrever um tratamento. As diferentes formas de manipulação possibilitam que a escolha do veículo seja feita de forma personalizada, o que permite a prescrição do tratamento de acordo com a melhor aceitação de cada paciente, garantindo assim bem-estar e maior adesão ao tratamento”, afirma a nutricionista Juliana Oliveira.

E os veículos em que os medicamentos podem ser manipulados são os mais diversificados, podendo variar com relação a apresentação, sabor, facilidade e atratividade. A rede de farmácias de manipulação Pharmapele, por exemplo, fabrica desde as convencionais cápsulas e comprimidos até chocolates, gomas e géis comestíveis, sendo que todos são formulados seguindo rígidas normas de segurança, além de serem livres de lactose, glúten e corantes artificiais.

“A escolha da forma farmacêutica é feita com base no perfil do paciente, na condição a ser tratada e no mecanismo de ação e composição do medicamento. Por exemplo, se o paciente sente dificuldade em engolir comprimidos convencionais o medicamento pode ser manipulado em forma de shot. Já pacientes com intolerância gástrica se beneficiam do uso de cápsulas com revestimento especial”, destaca a especialista.

“É possível também utilizar as formas farmacêuticas para potencializar o tratamento. Dessa forma, podemos prescrever a manipulação de uma fórmula pré-treino em um chocolate para aproveitar os benefícios estimulantes do cacau. Ou então é possível reforçar a ação anti-aging de um ativo prescrevendo-o em uma goma do colágeno”, finaliza.