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Em exibição de gala, Lucas di Grassi leva Audi à vitória derradeira no FIA WEC

A miss√£o da esquadra da Audi na √ļltima etapa da temporada do FIA WEC era vencer as 6 Horas do Barein e fechar sua despedida das corridas de endurance com chave de ouro. Depois do an√ļncio de que se retiraria das competi√ß√Ķes de resist√™ncia, o foco da marca alem√£, dona de 13 vit√≥rias em 18 participa√ß√Ķes nas 24 Horas de Le Mans era encerrar o ciclo deixando sua marca.

A Audi conseguiu, pelas m√£os do trio formado pelo brasileiro Lucas di Grassi, o franc√™s Lo√Įc Duval e o brit√Ęnico Oliver Jarvis, que venceu de forma espetacular a prova barenita disputada no √ļltimo s√°bado (19). O Audi R18 #8 completou 201 voltas e recebeu a bandeirada com 16s419 de vantagem sobre os companheiros de equipe Marcel F√§ssler, Andre Lotterer e Beno√ģt Tr√©luyer, completando a festa da Audi com dobradinha em sua despedida.

Motivadíssimo para a prova, Lucas di Grassi não queria deixar a oportunidade escapar. E não deixou mesmo: cravou a pole position com direito à volta mais rápida da história da classe LMP1 no circuito de Sahkir; baixou o recorde da categoria durante a corrida fazendo a volta mais rápida e cravando todos os três melhores setores da prova. Para ele, sua melhor exibição no Mundial.

Largando da pole position, o Audi R18 #8 manteve a lideran√ßa at√© o final do primeiro ter√ßo de corrida, quando foi ultrapassado pelos companheiros de equipe ap√≥s o pit stop. O carro de Lucas, no entanto, retomou a ponta na volta 104 ap√≥s seu trio ter sido o √ļnico a apostar em uma parada “full-service” (troca de pneus, abastecimento e troca de piloto) durante um per√≠odo de safety car virtual. A estrat√©gia, aliada a um ritmo alucinante imposto por Di Grassi durante seu stint – cravando seguidamente a melhor volta da prova -, construiu boa vantagem para cruzar a linha de chegada em primeiro ap√≥s as seis horas de disputa.Foi uma exibi√ß√£o de gala. “Uma vit√≥ria carregada de significados e emo√ß√Ķes. Foi a minha vit√≥ria mais importante no WEC e tamb√©m a minha melhor performance na categoria nestes tr√™s anos. Pole, recorde da pista na classifica√ß√£o e na corrida, melhor stint da prova, melhor tempo em todos os setores”, enumerou. “Ent√£o sem d√ļvida esse desempenho mostrou o quanto eu estava motivado para levar a bandeira do Brasil e da Audi para o lugar mais alto do p√≥dio”, afirmou.

Fazendo parte da esquadra das quatro argolas desde o final de 2012, Lucas passou a disputar a temporada regular do WEC em 2014. Em quatro participa√ß√Ķes nas 24 Horas de Le Mans, tr√™s p√≥dios e o segundo lugar, justamente em 2014, igualando o melhor resultado de um piloto brasileiro na classifica√ß√£o geral da m√≠tica prova de resist√™ncia.

Em 2016, o brasileiro, junto de seus companheiros, cravou tr√™s pole positions e venceu duas corridas. “Mostramos que evolu√≠mos como trio de pilotos, tendo vencido duas vezes na temporada, e isso √© √≥timo. Naturalmente, estou triste que a Audi e a maioria de n√≥s est√° deixando o WEC, que √© uma grande fam√≠lia. Vou sentir falta das corridas longas e das pessoas tamb√©m. Eu n√£o era familiarizado com o endurance quando pilotei com a Audi pela primeira vez em 2012, e me apaixonei por isso. Vou sentir muita falta destes carros e da adrenalina deste estilo de disputa”, ressaltou.

O pr√™mio pelo desempenho foi fechar a temporada como segundo melhor trio do ano, atr√°s apenas dos campe√Ķes Romain Dumas, Marc Lieb e Neel Jani, da Porsche. Uma forma de concluir a disputa premiando a fabricante que acolheu o brasileiro apostando em seu potencial e o reconhecendo como um dos melhores do mundo na atualidade. “Eles (Audi) merecem, e a vit√≥ria foi uma consequ√™ncia disso. O segundo lugar no campeonato acabou como uma recompensa: n√£o √© todo ano que a gente pode dizer que terminou dois campeonatos mundiais entre os tr√™s melhores – e com dois vice-campeonatos”, disse, referindo-se √† F√≥rmula E, onde segue defendendo a Audi.

“√Č, sem d√ļvida, um ano para se orgulhar, agradecer e fechar esta hist√≥ria t√£o importante da Audi no endurance com chave de ouro, e fazer parte dela proporcionando a vit√≥ria derradeira. √Č uma mistura de sentimentos: estou muito feliz, muito satisfeito, mas ao mesmo tempo muito triste por fechar este ciclo no WEC com a Audi. Vou sentir falta de acelerar esta fera”, concluiu.

Lucas agora entra em um período de descanso para o fim do ano, e retoma as atividades de corrida com a terceira etapa da Fórmula E em Buenos Aires, Argentina, categoria dos carros elétricos, que acontece em 18 de fevereiro.

Resultado – 6 Horas do Barein:

1) Di Grassi/Duval/Jarvis (Audi R18) – 201 voltas

2) Fässler/Lotterer/Tréluyer (Audi R18) Рa 16s419

3) Bernhard/Hartley/Webber (Porsche) – a 1min17s001

4) Buemi/Davidson/Nakajima (Toyota) – a 1 volta

5) Conway/Kobayashi/Sarrazin (Toyota) – a 1 volta

6) Dumas/Jani/Lieb (Porsche) – a 3 voltas

7) Imperatori/Kraihamer/Tuscher (Rebellion) – a 10 voltas

8) Kaffer/Trummer/Webb (CLM P1/01) – a 14 voltas

9) Brundle/Rast/Rusinov (Oreca-Nissan) – a 17 voltas

10) Albuquerque/Gonzalez/Senna (Ligier-Nissan) – a 17 voltas

Classificação final do FIA WEC 2016 (Top-5 LMP1):

1) Lieb/Jani/Dumas (Porsche) – 160 pontos

2) Di Grassi/Duval/Jarvis (AUDI) – 147,5

3) Conway/Kobayashi/Sarrazin (Toyota) – 145

4) Hartley/Webber/Bernhard (Porsche) ‚Äď 134,5

5) Lotterer/F√§ssler/Tr√©luyer (AUDI) ‚Äď 104

Fotos: Divulgação