PUBLICIDADE

Mercado

A grife Dolce & Gabbana lançou o Fefé, um perfume para cães inspirado no cachorro de Domenico Dolce, renomado designer de moda bilionário. “É uma fragrância delicada e envolvente, criada para uma rotina de beleza divertida”, afirmou a empresa.

As principais fragrâncias são ylang-ylang (uma árvore tropical), almíscar e sândalo. O perfume vem acompanhado de uma coleira e uma etiqueta da Dolce & Gabbana para o seu cão.

A ideia de perfumes para cães não é nova. Donos de pets há muito tempo procuram maneiras de mascarar ou eliminar odores indesejados. Você encontra colônias, perfumes e sprays desodorizantes, seguros para cães, em lojas de produtos para animais. A entrada da Dolce & Gabbana nesse mercado traz um toque de alta moda para a ideia, mas também vem com um preço elevado de 99 euros (R$ 605) – por um pequeno frasco de vidro verde com tampa vermelha e um símbolo de pata banhado a ouro 24 quilates na frente.

Fefé é livre de álcool, e seu principal ingrediente é água. Ele contém fragrância e diversos óleos, incluindo de casca de cítricos e de cedro. “Borrife nas suas mãos ou em uma escova e passe esfregando ou escovando a pelagem do seu cão do meio do corpo em direção ao rabo para proporcionar um momento de mimo perfumado”, instrui a Dolce & Gabbana. “Fefé também pode ser aplicado diretamente no corpo do seu cão, evitando a área do nariz.”


Divulgação
O perfume Fefé para cães vem com estampa de pata dourada na frente

A página do produto informa que o perfume possui certificação Safe Pet Cosmetics, de um programa italiano que visa garantir a segurança dos produtos para animais. A grife também afirma que o perfume é aprovado por veterinários, embora não forneça detalhes sobre quais profissionais.

A American Society for the Prevention of Cruelty to Animals, uma organização sem fins lucrativos, mantém um Centro de Controle de Envenenamento Animal para responder perguntas sobre substâncias potencialmente perigosas. Ela não aborda especificamente perfumes formulados para cães, mas discute o que pode acontecer se um cão lamber a pele de uma pessoa após a aplicação de perfume humano.

Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
“Os perfumes são compostos principalmente por óleos essenciais e álcoois que, em pequenas quantidades, podem deixar o pet curioso sobre o que acabou de provar, mas provavelmente não causarão muito mais que isso”, diz a ONG. A ASPCA não quis comentar sobre o Fefé, mas compartilhou suas dicas de cuidados para manter seu cão limpo e fresco. As recomendações incluem banhos no mínimo a cada três meses e o uso de shampoos formulados para pets.

A descrição do Fefé feita pela Dolce & Gabbana destaca notas “acolhedoras e quentes” do ylang-ylang, um toque “limpo e envolvente” do almíscar e “tons amadeirados e cremosos” do sândalo. Essas fragrâncias são todas projetadas para agradar os sentidos humanos. A maioria dos cães, no entanto, ficaria feliz rolando na lama. Cada espécie com suas peculiaridades.

Por Forbes