Mesas de ceia cada vez menores parecem ser uma tendência que tem levado a BRF (BRFS3), dona das marcas Perdigão e Sadia, a desenvolver novas linhas de produtos focados em pequenas reuniões. A mudança no perfil de consumo, potencializada pelos anos de pandemia, tem levado a empresa a diminuir as fatias dos produtos sazonais para as festas de fim de ano.
Em 2024, devem ser até seis os novos produtos nas linhas das principais marcas da companhia de alimentos para a época de Natal e Ano Novo. “São produtos ligados a ceias menores ou mesmo ingredientes para outros tipos de pratos”, diz o diretor de marketing e inovação da BRF, Luiz Franco.
Há uma mudança clara no foco das inovações para o período festivo em comparação às tradicionais aves natalinas, como chester e peru. Proteínas como peru bolinha, peito de chester e cupim, lançados no último ano pensando no perfil de mesas menores, tomam quase todos os lançamentos a chegarem nas gôndolas para o fim de ano.
“O que nós sentimos é que essa é uma tendência, ter ceias menores. No pós-pandemia, as ceias tradicionais voltaram, mas a tendência permanece. Ela até existia antes do confinamento, mas ele acelerou isso”, aponta Franco. “As próprias relações levam a isso. Pessoas com suas próprias agendas, núcleos familiares menores. A comida está inserida nesse contexto quase demográfico.”
A importância dada aos lançamentos de fim de ano não é à toa. Internamente, dezembro é tratado como um 13º mês na BRF que recupera, desde o último ano, aos níveis de vendas anteriores à pandemia. Um cenário que não se resume às últimas semanas de dezembro: um levantamento da empresa mostra que sete a cada 10 pessoas admitem fazer celebrações ao longo de todo o último mês do ano.
Na última semana, a empresa esteve no GAFFFF, evento de agronegócio realizado no Allianz Parque, em São Paulo, expondo uma linha de produtos para churrasco da Perdigão. A linha, que não é sazonal e está nos mercados por todo o ano, é uma das que aproveitam o mês que fecha o ano. “Essas celebrações, seja o amigo secreto, encontros nas casas dos amigos, começam antes do Natal, então também temos no portfólio”, diz Franco.
Por InfoMoney