PUBLICIDADE

7.0 - MANUALviagem

Conhe√ßa a Europa atrav√©s dos trilhos durante as quatro esta√ß√Ķes

Como um quadro em movimento, o cen√°rio vai mudando na medida em que o trem avan√ßa: flores, neve, florestas e cidades. As cores mudam enquanto o tempo passa entre as quatro esta√ß√Ķes. Com um servi√ßo eficiente e uma rede de linhas bem conectadas √© poss√≠vel em menos de uma hora conhecer dois pa√≠ses.

De trem √© poss√≠vel admirar desde regi√Ķes costeiras at√© montanhosas. Aproveite para admirar a paisagem durante o trajeto. Se prepare para a viagem fazendo uma lista dos lugares que quer visitar, pesquise em sites para conhecer¬† diversos trajetos, escolha sua esta√ß√£o do ano que melhor se encaixe nos¬† seus planos e embarque para uma jornada inesquec√≠vel atrav√©s dos trilhos.

Entre chocolates e flores na primavera da Suíça

Quando se pensa em viajar para a Suíça, algumas pessoas se imaginam nos Alpes bem agasalhadas ao redor de uma lareira. Mas, por que não conhecer o país do chocolate na Primavera?

Se chegar por um voo direto do Brasil até Zurique, vá para Genebra e compre sua passagem de trem para Montreux na estação CFF Geneve, por aproximadamente 22 euros. Aproveite para conhecer o Lago Lémam, que se divide entre a Suíça e a França. O trajeto dura até 1h30. Durante a primavera, a paisagem vista de dentro do vagão será repleta de montanhas com campos verdes e flores coloridas.

Para iniciar o caminho do doce mais querido do mundo, ao chegar a Montreux, adquira o bilhete para o ‚ÄúTrem do Chocolate‚ÄĚ. Nesta esta√ß√£o h√° viagens √†s segundas, ter√ßas, quartas e quintas-feiras. Em uma excurs√£o de oito horas √© poss√≠vel conhecer os segredos de sua fabrica√ß√£o. Pela manh√£, aproximadamente √†s 9 horas, o trem sai de Montreux para Gruy√®res. Desfrute a viagem saboreando um bom caf√© com doces.

Chegando ao destino, visite a f√°brica de queijo (La Maison du Gruy√®re), a vila e o castelo que levam o nome da cidade. Em Broc, a parte mais ‚Äúdoce‚ÄĚ do passeio se inicia na f√°brica de chocolate Maison Cailler-Nestl√©, com uma visita guiada e degusta√ß√£o de chocolates. Ap√≥s o tour, o trem retorna √† Montreux com chegada prevista √†s 18 horas.

Uma viagem encantadora na terra do Sol da meia-noite

Eleita pela revista Lonely Planet a melhor viagem de trem do mundo, o trajeto Bergensbanen, na Noruega, atrai turistas durante todo o ano. Principalmente, no ver√£o ‚Äď √©poca de tempo mais ameno nesse pa√≠s n√≥rdico.

O trajeto começa na capital da Noruega, Oslo. A rota até Bergen atravessa a Hardangervidda, região cercada por rios e campos verdes com o planalto de montanhas de maior altitude na Europa. Nesta época, ela fica coberta de flores. A espetacular Ferrovia de Flåm, sua via secundária, é uma das estradas de ferro mais íngremes do mundo.

A pequena cidade tamb√©m √© conhecida por ter dado in√≠cio √† lenda dos trolls, criaturas imagin√°rias do folclore escandinavo. Por isso, se for f√£ desses ‚Äúbichinhos‚ÄĚ √© poss√≠vel encontrar diversos souvenirs deles em Bergen.

Outono ‚Äėfrutado‚Äô acompanhado de muito vinho

Embarcar no Comboio Hist√≥rico do Douro, norte de Portugal, √© uma experi√™ncia e tanto. Sobretudo, para os amantes de um bom vinho. Para chegar √† charmosa locomotiva, constru√≠da em 1925, √© preciso desembarcar de avi√£o em Porto. Compre passagens de trem para a regi√£o do Douro ‚Äď, conhecida por produzir grandes safras de vinho ‚Äď, por menos de 40 euros em uma viagem de¬† tr√™s horas.

Ao chegar nesse paraíso vinícola, adquira passagens para o Comboio, o antigo trem que percorre o roteiro entre o distrito Peso da Régua à cidade de Tua. O trajeto passa por Pinhão e permite que os viajantes conheçam as videiras da região. Deguste os encorpados vinhos e queijos variados.

Al√©m de admirar a paisagem durante a viagem no Comboio, contagie-se com os grupos de m√ļsicos e atores a bordo que cantam diversas can√ß√Ķes tradicionais portuguesas e dan√ßam com os passageiros, criando um clima t√≠pico dos produtores de vinho e de queijo do Douro.

Neve, trilhos e o berço da humanidade

Muitos associam a Gr√©cia ao ver√£o e suas belas ilhas. Mas, no inverno, um dos ber√ßos da cultura ocidental continua sendo uma √≥tima op√ß√£o para uma viagem de trem. Com menos de 100 euros, com refei√ß√Ķes inclusas, o viajante pode fazer o trajeto de 1h20 entre Atenas e Tessal√īnica, segunda maior cidade da Gr√©cia e capital da regi√£o da Maced√īnia Grega.

 

Fotos: Reprodução

PUBLICIDADE