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Celular, Facebook e Instagram s√£o as ferramentas mais utilizadas no planejamento de viagens

O verão inaugura oficialmente a temporada de férias, e para muitos elas já começaram. Mas o planejamento desse período tão esperado por todos teve início há alguns meses. Uma pesquisa encomendada pelo Facebook, e conduzida pela GfK, aponta não só que o planejamento começa antes, mas que as ferramentas mais utilizadas para isso são o telefone celular, o Facebook e o Instagram.

De acordo com a pesquisa, 3 em cada 5 viajantes começam a planejar suas viagens com pelo menos dois meses de antecedência, assim como as redes sociais e a popularização de dispositivos móveis mudou completamente a maneira de escolher um novo destino e programar uma viagem.

“O planejamento ficou mais conveniente e esses aparelhos agora servem como nova b√ļssola de viajantes, guiando-os de inspira√ß√£o para reservas e pesquisas”, conta Priscyla Laham, diretora de neg√≥cios do Facebook no Brasil.

Uma das novidades encontradas pelo estudo √© que os dispositivos m√≥veis passaram a ganhar prefer√™ncia durante o processo de planejamento das f√©rias, deixando desktops e laptops para tr√°s: 55% das pessoas come√ßam suas pesquisas de viagem usando o celular. Al√©m disso, dentre os viajantes que conclu√≠ram a reserva da sua √ļltima viagem online, 22% usaram um smartphone.

Contudo, uma experi√™ncia completa para os viajantes inclui mais de um dispositivo, j√° que metade revelou usar dois ou mais dispositivos m√≥veis e 60% dos entrevistados afirmam utilizar computador e celular para planejar e pesquisar informa√ß√Ķes sobre a viagem. “Os consumidores cada vez mais tem um comportamento omnichannel e √© importante que as empresas do segmento de viagens entendam a trajet√≥ria do consumidor e o impacto que cada canal de comunica√ß√£o t√™m nas decis√Ķes finais de compra”, defendeu Laham.

O que influencia as decis√Ķes dos viajantes?

De acordo com o levantamento, o mundo m√≥vel estimula o planejamento de viagens e os viajantes s√£o inspirados por uma s√©rie de fontes ‚Äď incluindo conte√ļdos compartilhados pelo Facebook, Instagram e Messenger.

Ao planejar uma viagem, as pessoas visitam uma m√©dia de 37 pontos de contato digitais de 1 a 2 meses antes da viagem, e n√£o o fazem de forma linear. As redes sociais, por exemplo, s√£o as principais fontes de inspira√ß√£o e pesquisa: 59% dos viajantes disseram que utilizaram o Facebook e 92% usaram o Instagram para planejar as f√©rias. Do grupo de viajantes que disseram encontrar inspira√ß√£o on-line, 83% obteve ideias para sua √ļltima viagem a partir do Facebook, assim como o Instagram (55%) e o Messenger (51%) tamb√©m foram influentes.

Além disso, 48% são inspirados por conhecer histórias de viagem de outras pessoas, 31% gostam de seguir fornecedores de viagens online e 32% dizem que assistir a um vídeo online pode inspirar uma visita a um novo local.

“As pessoas passam 1 de cada 5 minutos que est√£o conectadas no Facebook e no Instagram, principalmente pelo celular, e acabam descobrindo muito em nossas plataformas”, conta Priscyla. “A melhor maneira de influenciar os viajantes √© se engajar nas discuss√Ķes e estabelecer um di√°logo com presen√ßas nos principais canais de comunica√ß√£o de interesse deles”.

Foto: Reprodução

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