PUBLICIDADE

3.0 - NEG√ďCIOS7.0 - MANUALviagem

CASA COR Rio ocupa um ic√īnico casar√£o

Na pr√≥xima ter√ßa-feira (11) inicia a mostra CASA COR RJ.¬†A¬†CASACOR √© reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, decora√ß√£o e paisagismo das Am√©ricas. O evento re√ļne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2016 chega √† sua 30¬™ edi√ß√£o em S√£o Paulo, e com 20 franquias nacionais (Alagoas, Bahia, Bras√≠lia, Campinas, Cear√°, Esp√≠rito Santo, Goi√°s, Interior de SP, Litoral de SP, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Par√°, Paran√°, Para√≠ba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina) e quatro internacionais (Peru, Chile, Equador e Bol√≠via).

Em sua 26¬™ edi√ß√£o, A CASA COR Rio ocupa a ‚Äúcasa rosa‚ÄĚ, como √© conhecida na G√°vea. Uma constru√ß√£o de 1938 em estilo ecl√©tico, com terreno de 5.000 m¬≤ e 1.000 m¬≤ de √°rea constru√≠da, pertencente √† fam√≠lia Rocha Miranda, que durante quase 40 anos viveu ali recebendo amigos em grandes comemora√ß√Ķes. De 11 de outubro a 20 de novembro, a festa ser√° da arquitetura, do design e do paisagismo. Os novos anfitri√Ķes: 67 dos melhores profissionais cariocas, que assinam 45 ambientes, entre internos e externos ‚Äď aproveitando o enorme jardim assinado por Burle Marx e recantos buc√≥licos como um lago e uma fonte.

A volta para uma resid√™ncia acontece depois de a mostra percorrer locais t√£o diversos quanto as tribunas do Jockey Club da G√°vea, os palacetes Modesto Leal e Linneo de Paula Machado, o edif√≠cio do antigo Hotel Sete de Setembro e toda a Villa Aymor√©. ‚ÄúOs im√≥veis j√° s√£o um atrativo por si s√≥, o que torna a edi√ß√£o carioca, a cada ano, sempre √ļnica‚ÄĚ, diz Patr√≠cia Mayer. ‚ÄúEm uma casa como essa temos uma dimens√£o mais real das solu√ß√Ķes dos arquitetos, pois os ambientes, apesar da grandiosidade da casa, n√£o fogem √† realidade e podem servir de inspira√ß√£o a todos os que visitam a CASA COR Rio‚ÄĚ, complementa Patr√≠cia Quentel. As duas, s√≥cias da 3Plus, s√£o as ‚Äėdonas da casa‚Äô h√° 26 anos. Primeira franquia da CASA COR, a edi√ß√£o carioca √© o evento de decora√ß√£o com maior longevidade ininterrupta do pa√≠s organizado pela mesma empresa.

Escrit√≥rio da Chef - Andrea Duarte e Anna Malta. Em homenagem a Roberta Sudbrack, o espa√ßo integra as fun√ß√Ķes de trabalho, descanso e estar. Pap√©is de parede com efeitos surrealistas s√£o o pano de fundo para a estante com portas em palha. Na paleta de cores, predominam o verde petr√≥leo e o bois de rose, al√©m do cinza.

Escrit√≥rio da Chef – Andrea Duarte e Anna Malta. Em homenagem a Roberta Sudbrack, o espa√ßo integra as fun√ß√Ķes de trabalho, descanso e estar. Pap√©is de parede com efeitos surrealistas s√£o o pano de fundo para a estante com portas em palha. Na paleta de cores, predominam o verde petr√≥leo e o bois de rose, al√©m do cinza.

H√° outro motivo de comemora√ß√£o na edi√ß√£o deste ano. Maior e melhor mostra de arquitetura, decora√ß√£o e paisagismo das Am√©ricas, a marca CASA COR est√° completando 30 anos, tendo como tema a tradu√ß√£o da casa como espa√ßo de celebra√ß√£o da vida. Tamb√©m por isso a CASA COR Rio n√£o poderia acontecer em melhor lugar: uma resid√™ncia que tem como marca a festa, o encontro, a reuni√£o da fam√≠lia, dos amigos… e a celebra√ß√£o. Tudo com o jeito carioca de viver e de morar, t√£o bem traduzido por nossos arquitetos.

Loja da Villa - Camilla Bortolini e Priscilla Campos. Um jovem morador decide transformar a sala de estar numa loja onde vende pe√ßas garimpadas em viagens. Esse √© o imagin√°rio presente no espa√ßo, dividido em estar e √°rea √≠ntima de trabalho. Na sala, domina o estilo contempor√Ęneo, com paredes de concreto que formam um fundo neutro para o mix de pe√ßas que dialogam com o cl√°ssico e estampas graficas. A tela Luz de Maio, de Nicholson, √© a √ļnica obra de arte - tudo para que os objetos ganhassem destaque.

Loja da Villa – Camilla Bortolini e Priscilla Campos. Um jovem morador decide transformar a sala de estar numa loja onde vende pe√ßas garimpadas em viagens. Esse √© o imagin√°rio presente no espa√ßo, dividido em estar e √°rea √≠ntima de trabalho. Na sala, domina o estilo contempor√Ęneo, com paredes de concreto que formam um fundo neutro para o mix de pe√ßas que dialogam com o cl√°ssico e estampas graficas. A tela Luz de Maio, de Nicholson, √© a √ļnica obra de arte – tudo para que os objetos ganhassem destaque.

O casar√£o pertenceu inicialmente √† fam√≠lia de √Ālvaro Soares Sampaio. Em 1977, foi adquirida pelo empres√°rio Celso da Rocha Miranda, dono da extinta companhia de avia√ß√£o Panair. Com os sete filhos adultos, apenas Celso e a mulher Malu iriam morar ali. Encomendaram ao arquiteto Alcides Rocha Miranda, irm√£o de Celso, uma reforma para adequar o lugar ao desejo dos novos donos. ‚ÄúEles queriam que fosse uma casa de poucos quartos, mas com muitas salas e espa√ßos de conviv√™ncia‚ÄĚ, conta a neta Anna Izabel da Rocha Miranda Guinle. ‚ÄúJustamente para haver muito espa√ßo para receber amigos e reunir a fam√≠lia. Pelo menos quatro vezes por ano est√°vamos todos juntos l√°.‚ÄĚ E n√£o eram poucos: al√©m dos sete filhos, Celso e Malu tiveram 24 netos, 43 bisnetos e um tataraneto. Malu viveu na casa at√© sua morte, em 2014. Agora, com a CASA COR Rio, a casa rosa da G√°vea revive seus dias de festa.

Sobre a CASA COR Rio

Primeira franquia da marca, a edi√ß√£o carioca teve in√≠cio em 1991. E h√° 26 anos est√° sob o comando de Patr√≠cia Mayer e Patr√≠cia Quentel, s√≥cias da 3Plus, empresa organizadora do evento que a cada ano reafirma o talento de um elenco de profissionais que traduzem, com criatividade, o jeito carioca de viver e de morar. Da primeira edi√ß√£o at√© agora, foram 1.137ambientes decorados, a presen√ßa de 614 arquitetos, decoradores, designers de interiores e paisagistas (contando uma √ļnica participa√ß√£o entre os que fizeram repetidas vezes), 18 mil profissionais envolvidos indiretamente e um n√ļmero de visitantes que ultrapassa os 900 mil. Al√©m disso, mais de 150 empresas se tornam parceiras anualmente e, ao longo dos 26 anos da CASA COR Rio, a maioria retorna a cada nova edi√ß√£o.

PUBLICIDADE