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Cardiologista explica como prevenir o colesterol

O Dia Nacional de Controle do Colesterol √© lembrado em 8 de agosto e tem como objetivo promover a conscientiza√ß√£o sobre a import√Ęncia da preven√ß√£o e do tratamento do colesterol alto.¬†O colesterol √© um tipo de gordura presente em alimentos de origem animal e tamb√©m √© gerado pelo corpo humano. Al√©m disso, desempenha fun√ß√Ķes essenciais no organismo, como produzir horm√īnio e vitamina D.

Existem dois tipos de colesterol:

‚Äď LDL, considerado o ‚Äúcolesterol ruim‚ÄĚ, que facilita a entrada de gordura nas c√©lulas, fazendo com que o excesso seja acumulado nas art√©rias sob a forma de placas de gordura, causando o ‚Äúentupimento‚ÄĚ.

‚Äď HDL, considerado o ‚Äúcolesterol bom‚ÄĚ, que retira a gordura das c√©lulas e facilita a sua elimina√ß√£o do organismo.

Em excesso, o colesterol LDL é prejudicial por aumentar o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), os níveis ideais de colesterol no sangue são de 70mg/dL, não ultrapassando 100mg/dL. De 160 a 189mg/dL, já é considerado alto, e acima de 190mg/dL, muito alto.

Segundo o cardiologista e diretor cl√≠nico do Hospital Santa Paula, Otavio Gebara, os problemas cardiovasculares causados pelo colesterol come√ßam a ser constru√≠dos na primeira inf√Ęncia, at√© os 5 anos de idade. ‚ÄúO processo de dep√≥sito de gorduras nas art√©rias come√ßa bem cedo. Existe uma intera√ß√£o entre os fatores gen√©ticos e ambientais, mas tamb√©m depende do estilo de vida, se a crian√ßa se alimenta de forma adequada ou n√£o‚ÄĚ, explica.

Gebara esclarece que muitos fatores podem contribuir para o aumento do colesterol, como tendências genéticas ou hereditárias, obesidade e falta de atividade física. No entanto, um dos fatores mais influentes é a dieta. Cerca de 70% do excesso de colesterol LDL é produzido pelo fígado e o restante, 30%, vem da ingestão de alimentos ricos em gordura.

Como o excesso de colesterol LDL não apresenta sintomas, é indicado fazer exames com frequência, principalmente se a pessoa ingere muita gordura saturada, está acima do peso, é sedentária ou se tem histórico familiar de morte por infarto.

‚ÄúExistem rem√©dios para controlar o colesterol alto, mas s√≥ s√£o indicados para pessoas com alto risco, quando as mudan√ßas no estilo de vida n√£o conseguiram controlar o problema‚ÄĚ, explica o m√©dico. Reduzir o estresse, praticar exerc√≠cios f√≠sicos, manter a¬†press√£o arterial¬†est√°vel, o peso adequado e fazer uma dieta balanceada s√£o fundamentais para controlar o colesterol.

Ainda segundo o especialista, existem v√°rias maneiras de manter o colesterol equilibrado:

‚Äď Praticar exerc√≠cios f√≠sicos;
‚Äď N√£o fumar;
‚Äď Evitar o¬†estresse;
‚Äď Comer mais frutas e vegetais;
‚Äď Dar prefer√™ncia a carnes brancas, grelhadas ou assadas;
‚Äď Comer uma variedade de alimentos ricos em fibras, como aveia, p√£es integrais e ma√ß√£s;
‚Äď Limitar a ingest√£o de gorduras saturadas, como gordura de derivados de leite;
‚Äď Limitar os alimentos ricos em colesterol, como gema de ovo e f√≠gado;
‚Äď Utilizar derivados de leite pobres em gordura: leite desnatado, iogurte desnatado e sorvetes light;
‚Äď Evitar frituras;
‚Äď Fazer uma¬†dieta¬†com baixos n√≠veis de gordura e colesterol.

 

Foto: Pixabay

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