“Barbie” ultrapassa US$ 500 milhões nas bilheteiras dos Estados Unidos

O filme “Barbie” ultrapassou a marca de US$ 500 milhões (R$ 2,45 bilhões) em vendas de ingressos nos Estados Unidos neste final de semana, mais um marco na empolgante e histórica trajetória do filme nos cinemas.

1. Barbie por Stefano Canturi
Preço: US$ 302.000

A Barbie mais valiosa da história foi lançada em 2010 para celebrar a coleção Barbie Basics na Austrália, com o designer de joias Stefano Canturi, que foi convidado pela Mattel para criar uma edição limitada da boneca.

O joalheiro criou uma Barbie adornada com um raro diamante rosa australiano de corte esmeralda, rodeado por diamantes brancos.

A boneca foi vendida em leilão pela Christie’s, em NY, pelo preço de US$ 302.000. Conforme prometido, 100% dos lucros foram doados para a Breast Cancer Research Foundation.

Até o sábado, o filme arrecadou US$ 502,6 milhões nacionalmente e quase US$ 1,1 bilhão (R$ 5,39 bilhões) globalmente, de acordo com dados do Box Office Mojo, superando seu orçamento de US$ 145 milhões (R$ 711 milhões).

Este é o segundo filme com maior bilheteria deste ano e está se aproximando de “Super Mario Bros.“, que arrecadou um pouco mais de US$ 574 milhões (R$ 2,81 bilhões) em vendas de ingressos nos cinemas norte-americanos.

Estima-se que “Barbie” tenha arrecadado mais de US$ 40 milhões (R$ 196 milhões) de segunda a sexta-feira desta semana, ampliando sua liderança sobre filmes como “Guardiões da Galáxia Vol. 3“, “Velozes e Furiosos X” e “Homem-Aranha: Através do Universo-Aranha“.

O filme da boneca manteve o momentum apesar do lançamento de “Tartarugas Ninja Adolescentes Mutantes: Caos Mutante” e “Meg 2: O Abismo“, que acumularam coletivamente mais de US$ 100 milhões (R$ 490,41 milhões) desde suas datas de lançamento em agosto.

Grande parte da hype em torno do filme estava relacionada ao fenômeno “Barbenheimer“, que incentivava os espectadores a assistir “Barbie” e ao “Oppenheimer” de Christopher Nolan no mesmo dia. Embora o filme nuclear de Nolan não tenha alcançado os números de “Barbie”, o filme ocupa a sexta posição em vendas globais de bilheteria este ano, arrecadando mais de US$ 577 milhões globalmente (R$ 2,82 bilhões) até o momento.

A AMC Theaters, rede de cinemas americana, registrou um aumento de receita de 15,6%, chegando a US$ 1,35 bilhões (R$ 6,62 bilhões) no segundo trimestre, observando em seu relatório de ganhos que atingiu sua maior frequência trimestral em anos.

*Por Antonio Pequeño, Forbes USA