“Um dos maiores desafios dos profissionais é lidar com a organização e a gestão do tempo, e ambos estão relacionados à produtividade.” A frase é de Guilherme Dias, CMPO (confidentially marketed public offering) e cofundador da Gupy!, empresa especializada em recrutamento e seleção. Almejada por muitos e conquistada apenas pelos mais focados, a palavra ganhou um novo significado com o advento do home office impulsionado pela pandemia de Covid-19.
E é aí que a tecnologia entra em cena. Na primeira semana da crise sanitária, entre 14 e 21 de março do ano passado, o número de downloads de aplicativos de produtividade superaram a marca de 62 milhões no mundo, de acordo com aApp Annie, plataforma de análise de dados. O aumento foi de 90% em relação à média do mesmo período em 2019. “Os aplicativos ganharam muito destaque durante esse período porque todos os processos de comunicação interna das empresas tiveram que passar para o online. Além disso, os profissionais também tiveram que aprender a lidar com uma rotina mais improvisada, perto da família”, pontua o especialista.
De agendas virtuais a plataformas de mensagens e troca de arquivos, a mediação virtual se tornou uma ferramenta valiosa de agilidade para a rotina das pessoas. “Quando não conseguimos nos organizar, a nossa mente acaba tendo muito mais dificuldade para focar no que precisamos fazer e a consequência disso é o baixo rendimento, o que nos leva a acumular tarefas para o dia seguinte. Tudo isso também acaba inibindo a criatividade e o pensamento focado em soluções. Todos estes problemas podem ser solucionados com a ajuda da tecnologia, desde que o profissional tenha disciplina e se comprometa a usá-la diariamente”, conclui Dias.
Baseado no famoso método de gerenciamento de tempo pomodoro, o aplicativo funciona como uma espécie de cronômetro de tarefas. Assim, a ferramenta divide o trabalho em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos. As opções de pausa, entretanto, são personalizáveis de acordo com as preferências e a rotina de cada usuário. Por ser focada na vida profissional, a plataforma está disponível somente para web e em inglês. Todas as ferramentas são gratuitas.
Asana
Asana é um software completo para gerenciamento de tarefas e projetos de equipes.
Com ele, é possível criar equipes e projetos públicos ou privados, gerenciar as tarefas de acordo com etapas, contar com chat para comunicação e até automatizar fluxos de trabalhos.
É possível visualizar as tarefas de diversas forma: como um painel, calendário ou em lista.
Uma outra vantagem do Asana é que ele possui integração com vários outros apps e softwares, como os apps do Google.
O Asana possui planos para todo tipo de empresa, desde as pequenas que podem usufruir do plano Basic, que é gratuito, até planos mais avançados de acordo com a necessidade e tamanho da empresa.
Trello

Fonte: Blog do Trello
O Trello também é um gerenciador muito interessante para equipes. Apesar de oferecer menos recursos que o Asana e ser menos complexo, é bem intuitivo para equipes que desejam começar a gerenciar suas tarefas.
Além disso, também é uma ótima pedida para indivíduos que querem organizar tarefas pessoais.
Os cartões são populares no app, eles podem ser movidos pelos painéis, indicando o progresso da tarefa. Mas também é possível visualizar as tarefas em listas.
O Trello possui uma versão grátis que possui os principais recursos, mais básicos e limitados, e duas outras versões ideais para equipes maiores.
Todoist

Fonte: RealDroidES
Todoist é um software altamente desenvolvido para te ajudar a gerenciar tarefas do dia a dia, sejam elas pessoais ou profissionais.
Assim como os outros, você pode contar com todas as funcionalidades de criar tarefas completas, delegar, compartilhar e, inclusive, integrar com apps e sincronizar com diversos dispositivos.
Seus diferenciais são a tela de produtividade, totalmente visual e completa, que vai ser útil ao seu progresso, e os templates disponíveis para usar.
Além de possuir a versão gratuita com limite de 80 projetos e 5 pessoas por projeto, o Todoist oferece as versões Premium e Business com preços que cabem no bolso.
Evernote

Fonte: TechNadu
O Evernote é um software para gerenciar desde momentos pessoais até grandes projetos. Nele você pode registrar suas notas, mas também criar projetos compartilhados e gerenciá-los com sua equipe.
Ele conta com recursos que o diferenciam dos demais, como é o caso do gerenciamento de diversos documentos, que você pode escanear e organizar; o web clipper, para salvar páginas da web, artigos e PDFs, e o modo offline, que salva muito quando não temos internet disponível.
Ou seja, ele é popular e não é à toa, integra soluções completas para indivíduos e equipes e tudo por um custo-benefício incrível. Opte pelo plano Básico, que é gratuito, ou pelos planos Premium e Business que contam com mais funcionalidades.