PUBLICIDADE

inovação

Android TV e Google TV t√™m 110 milh√Ķes de dispositivos em opera√ß√£o

As duas plataformas televisivas do Google, o Android TV e o Google TV, apresentam expressivo crescimento de usu√°rios, de acordo com dados divulgados pela gigante de tecnologia e¬†publicados pelo 9to5Google. Juntos, ambos os servi√ßos possuem mais de 110 milh√Ķes de dispositivos em funcionamento por m√™s.

Embora n√£o seja poss√≠vel chegar ao n√ļmero exato de usu√°rios dos servi√ßos, h√° um crescimento significativo. Isso porque, em maio de 2021, o Google reportou 80 milh√Ķes de dispositivos em opera√ß√£o. Houve, portanto, um aumento de pelo menos 30 milh√Ķes de novos aparelhos.

Parte deste crescimento tem origem no uso de Chromecast com a Google TV e tamb√©m das vendas dos televisores TCL, que o usa o sistema operacional Android TV. O Google anunciou nesta semana que a TCL vendeu 10 milh√Ķes de televis√Ķes em 2021.

Outro fator que pode ter impulsionado os serviços é a parceria com diversas empresas: 170 operam no setor de TV por assinatura e utilizam a tecnologia do buscador de internet mais popular do mundo. Dos dez principais fabricantes de smart TVs, sete utilizam as plataformas de TV do Google, incluindo Sony, TCL e Hisense.

Quais são as diferenças em Google TV e Android TV?

O Google foi pioneiro ao adaptar o c√≥digo do Android √† televis√£o, o que fez surgir o Android TV, lan√ßado em 2014 para rodar aplica√ß√Ķes em smart TVs. Esse software √© constru√≠do sobre uma plataforma de c√≥digo aberto e permite o trabalho de desenvolvedores independentes.

Já o Google TV, que já foi um produto, atualmente é uma interface tecnológica. Com um sistema operacional próprio e fechado, foi criado para suceder o Android TV. O foco do Google TV, além de funcionar como um aplicativo de celular para Android, é centralizar plataformas de entretenimento e já possui compatibilidade com a maioria dos principais serviços de streaming: Netflix, Amazon Prime, Disney +, HBO Max e até Apple TV.