Governo paulista faz parceria com indústria de alimentos para fomentar agronegócio

 - REVISTA MAISJR

(Crédito: Pixabay)

 

O governador de São Paulo, João Dória, assinou protocolo de intenções com a empresa de alimentos Nestlé para fomentar importantes áreas do agronegócio paulista. Através da parceria da companhia com o Instituto Agronômico (IAC) e o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), vinculados à Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, será estabelecida uma cooperação para  desenvolver pesquisas e projetos de inovação na produção de matérias-primas e produtos.

Com o projeto, o governo pretende alavancar o desenvolvimento da cadeia de leite orgânico no Estado e a produção de café premium. De acordo com secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, Gustavo Junqueira, a parceria com a empresa abrirá espaço para novas oportunidades de negócios.  “Estar à frente em pesquisas e tecnologias será uma vantagem para o mercado paulista.  A produção de leites com maior valor agregado é uma questão relevante para os produtores, na valorização do produto como alimento saudável e seguro”, enfatiza.

“O protocolo também pretende valorizar o empreendedorismo dos micro, pequenos e médios produtores de leite orgânico, certificando-os para que forneçam para a Nestlé”, informa o governador.

A parceria também prevê cooperação para projetos de inovação ligados ao cultivo do café e à fabricação de outros produtos com a mesma matéria-prima, como o café naturalmente descafeínado, que facilita o consumo do produto às pessoas com problemas de ingestão de cafeína, já que o produto em questão não possui resíduo químico. O desenvolvimento de canudos biodegradáveis e embalagens sustentáveis também fazem parte do projeto.

Investimentos

Os planos de investimento da Nestlé nessas três áreas são consistentes: R$ 900 milhões em tecnologia e inovação até 2020. “A parceria com o governo do Estado de São Paulo é um marco para a Nestlé no Brasil a fim de acelerarmos projetos inovadores e programas de Criação de Valor Compartilhado”, afirma Marcelo Melchior, CEO da Nestlé Brasil.