Demanda das empresas por crédito recua 3,5% em 2018

 - REVISTA MAISJR

(Crédito: Reprodução) 

A demanda das empresas por crédito recuou 3,5% em 2018 na comparação com o ano imediatamente anterior, conforme apurou o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito. Este foi o quarto ano consecutivo de retração da busca das empresas por crédito.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a busca empresarial por crédito foi afetada negativamente em 2018 pelas incertezas associadas à paralisação dos caminhoneiros, à interrupção do processo de aprovação de reformas estruturais no Congresso e às eleições presidenciais. “Esses fatores diminuíram a confiança empresarial durante vários meses de 2018, impactando a busca por crédito relacionada tanto a capital de giro quanto a investimentos”, avaliam.

De acordo com o indicador Serasa, a busca empresarial por crédito caiu 3,6% nas micro e pequenas empresas. Nas médias, houve retração de 0,7% e, por outro lado, houve avanço de 4,2% nas grandes empresas. Já na análise por setor,  houve retração na demanda por crédito das empresas comerciais (5,3%), industriais (4,5%) e de serviços (1,6%).

No ano passado, houve queda de 4,0% na procura empresarial por crédito nas Regiões Norte e Nordeste. No Sudeste, a queda foi até maior: 4,2%. Na direção contrária, as empresas da região Centro-Oeste expandiram suas demandas por crédito em 1,1% durante 2018 e as da Região Sul em 0,4%.