Edu Gaspar prepara casa da Seleção na Rússia

Desde o dia 29 de novembro, 11 profissionais da comissão técnica da seleção brasileira viajam pela Europa. O motivo? A Copa do Mundo. Um dos destinos foi Sochi, cidade russa que abrigará a delegação durante o torneio, entre junho e julho de 2018. O coordenador Edu Gaspar começou a acertar as modificações necessárias para transformar o hotel num centro de treinamento.

A base é exatamente a que a Seleção queria: um hotel cinco estrelas com praia particular, mas que não terá isolamento, e fica ao lado dos campos de treinamento. É possível ir do quarto ao gramado a pé. Mas a comissão técnica fará adaptações pensando em questões físicas e administrativas:

  1. Centro de preparação/recuperação: como a imensa maioria dos convocados virá da Europa e estará em fim de temproada, o preparador físico Fábio Mahseredjian quer uma sala para que os jogadores frequentem antes e depois de cada atividade. Aparelhos específicos vão cuidar da recuperação muscular, considerada fundamental para que cada um renda o máximo na Copa. Isso provavelmente será feito em uma suíte do hotel.
  2. Academia: o hotel tem uma, é claro, mas a seleção brasileira vai precisar de mais equipamentos. Edu já está em contato com fornecedores de materaiais.
  3. Almoxarifado: uma sala servirá para assuntos mais burocráticos. Nessa visita a Sochi, o coordenador da CBF começou a tratar disso.

– Começamos a colocar em prática projetos que tínhamos pensado. Não são mudanças drásticas, mas era preciso documentar para que comecem a executar. Ficaremos no mínimo 20 ou 25 dias em Sochi, então precisamos criar um departamento de futebol ali dentro.

Outras questões foram abordadas na viagem. A médica Andreia Picanço foi, além de Sochi, a Rostov-on-Don, São Petersburgo e Moscou, sedes de jogos da primeira fase da Copa do Mundo. Sua missão era entender restrições e origens de alimentos que serão consumidos pelos atletas.

  • Quem viajou: Tite (técnico), Cléber Xavier, Sylvinho e Matheus Bachi (auxiliares), Taffarel (preparador de goleiros), Edu Gaspar (coordenador), Luís Vagner (supervisor), Hamilton Correia (administrador), Vinícius Rodrigues (assessor de imprensa), Aloísio Rocha (chefe de segurança) e Andreia Picanço (médica).

Destinos:

  • Moscou: de 29/11 a 2/12, a delegação esteve na capital da Rússia para o sorteio da Copa, e de 6 a 8/12, outros membros da comissão retornaram para vistoria antes do amistoso do próximo dia 23 de março, contra a seleção local.
  • Sochi: de 3 a 5/12, Tite, Edu, Luís Vagner e Vinícius estiveram na cidade que será base na Copa.
  • Rostov-on-Don, São Petersburgo e Moscou: de 3 a 5/12, Hamilton, Aloísio e Andreia fizeram vistoria nas cidades que receberão jogos da seleção brasileira na primeira fase da Copa do Mundo.
  • Ucrânia e Inglaterra: de 6 a 10/12, Tite e Edu observaram jogadores brasileiros de Manchester City, Chelsea e Shakhtar Donetsk, e se reuniram com Pep Guardiola e sua comissão técnica. Sylvinho se juntou a eles no dia 7.
  • Londres, Porto e Turim: Matheus e Cléber assistiram a três jogos nos estádios entre os dias 5 e 9/12. Analisaram brasileiros de Chelsea, Atlético de Madrid, Porto, Monaco, Juventus e Internazionale.
  • Taffarel continua pela Europa. Já passou por Espanha e Inglaterra para observar goleiros brasileiros.

 

Foto: Reprodução

Fonte: ESPN/GE

 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *