4.0 // manual4.6 // bebidas

Dicas para produzir sua própria cerveja artesanal em casa

As cervejas artesanais, ou especiais, são sem dúvida um grande sucesso que já se consolidou e hoje alimenta um mercado em constante crescimento. O segmento cresce em média 30% ao ano e tem previsão de dobrar o número de vendas nos próximos cinco anos.

Da mesma forma que o consumo aumenta, o número de apaixonados por rótulos diversificados também cresce, resultando em um novo grupo de pessoas cada vez mais interessado em tudo que envolva o universo cervejeiro, como as matérias-primas, estilos, processo de produção, e etc. Muitos inclusive já se arriscam a fabricar a própria cerveja, porém essa criação não é tão simples e requer muita pesquisa e conhecimento.

Pensando nisso, Paulo Bettiol, bier sommelier da Dama Bier, cervejaria de Piracicaba, separou algumas valiosas dicas para quem deseja produzir a bebida em casa, e claro, ter como resultado uma deliciosa cerveja.  Confira:

cerveja-artesanal

  • Primeiro passo: pesquise muito!

Na internet é possível encontrar diversas dicas de produção e receitas, mas é preciso ter atenção para buscar fontes confiáveis. Outra dica interessante é visitar cervejarias que ofereçam algum tipo de tour pela fábrica. Esse momento pode servir para trocar muita informação e tirar dúvidas. Na Dama Bier é possível fazer o tour nas instalações da cervejaria aos sábados, guiado pelo mestre cervejeiro ou bier sommelier. No local, os visitantes podem conhecer mais sobre as matérias primas, processo de fabricação e degustar o chope disponível no dia, tirado diretamente do tanque. 

  • Vá às compras

Depois de feita a pesquisa, é hora de definir a receita e comprar os utensílios e ingredientes para a produção caseira. Mesmo para a receita mais simples será necessário itens como: panela com torneira; moinho para cereais, termômetro, balança, válvula no estilo airlock, entre outros. Sugiro não aproveitar objetos caseiros ou itens adaptados, já que uma escolha erada pode comprometer toda a produção.

  • Atenção aos ingredientes

Como muitos sabem, para produzir cerveja são usados quatro insumos básicos: água, malte, lúpulo e levedura. Alguns deles como o lúpulo, são importados para o Brasil, por isso é preciso redobrar a atenção na hora de escolhê-los. Para uma cerveja de qualidade, precisamos de insumos de qualidade, por isso é imprescindível comprar os ingredientes em lojas de confiança. Na loja de fábrica da Dama Bier, localizada em Piracicaba, os cervejeiros caseiros encontram lúpulos, maltes, e leveduras.

  • A pressa é inimiga da cerveja artesanal

Não comece a produzir já querendo beber no mesmo dia. Diferente do processo industrial, o tempo de produção da cerveja artesanal leva no mínimo 30 dias, por isso o ideal é planejar cada etapa, sem esquecer também do local onde o recipiente irá ficar e da temperatura adequada de acordo com o estilo escolhido.

saiba antes via instagram @maisinfluenterevista