4.0 // manual4.6 // bebidas

Conheça algumas curiosidades sobre a cerveja

Conhecida como pão líquido, a cerveja tem conquistado cada vez mais espaço e ganhado diferentes sabores no decorrer dos anos. De acordo com os historiadores, os primeiros registros que se tem sobre sua fabricação datam de 6.000 anos, provavelmente originários da Mesopotâmia. Clara, escura, doce ou amarga, a cerveja possui diversas curiosidades e características. O diretor da cervejaria Berggren, Lucas Berggren, listou alguma delas:

– A cerveja é quase água. Cerca de 92% de sua composição são de H20. Em uma lata de 350ml, apenas 28 ml são de álcool.

– Engana-se quem pensa que o colarinho é só enfeite, na verdade ele tem a função de atuar como isolante térmico e preservar os aromas e o gás carbônico da cerveja.

– O Rio é o estado brasileiro que mais consome cerveja – cerca de 90,5 litros por pessoa ao ano.

– A explicação para o fato de a cerveja fazer mais espuma no copo de plástico do que no de vidro é simples: a água da bebida interage melhor com o vidro.

– Especialistas avisam: até duas latas de cerveja por dia faz bem. Isso porque melhora a circulação, aumenta o nível de colesterol bom e dilata os vasos.

– O ritual para se tomar cerveja na antiguidade era dos mais estranhos: as pessoas se reuniam e bebiam com canudinho, em jarros de barro.

– A cerveja de maior teor alcoólico do mundo é a Samuel Adams Utopia, com 25%. Ela lembra um blend de Conhaque ou de Vinho do Porto.

– Qual a diferença entre chope e cerveja? O chope passa pelo processo de  pasteurização, choque térmico utilizado para eliminar os germes patogênicos da bebida. E assim transforma-lo em cerveja.

Sobre a Berggren

A Berggren é uma cervejaria que foi oficialmente inaugurada no mercado em novembro de 2015. Quem está à frente dos trabalhos é o Diretor Geral Lucas Berggren. A empresa teve seu projeto iniciado entre 2008/2009 quando a família Berggren começou a estudar o funcionamento dos equipamentos para a montagem da fábrica e entre 2013/2014 a família, que tem atuação na indústria têxtil, ganhou um fôlego financeiro e retomou a concepção do projeto.

Produzindo cervejas de estilo clássico e outras inspiradas na Escola Americana, a Berggren Bier conta com uma fábrica piloto (com laboratório e estrutura de envase) para testar as cervejas – algo presente em poucas cervejarias do país.

saiba antes via instagram @maisinfluenterevista