LivrosOffline

Bancos lançam livro com propostas para reduzir juros

Com o objetivo de ampliar o debate para redução dos juros, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) acaba de lançar o livro “Como fazer os juros serem mais baixos no Brasil “. O trabalho faz um raio-X dos custos do crédito e apresenta uma série de medidas concretas e viáveis que podem levar à redução das taxas de juros. A obra discute temas polêmicos, como concentração bancária, spread bancário, cartão de crédito, cheque especial, entre outros.

O livro mostra como o alto custo de fazer negócio no Brasil , também,  afetam o setor bancário.  “A exemplo da hiperinflação, os juros altos também precisam ser debatidos por toda a sociedade com base em um plano estruturado e medidas objetivas. Juros altos não são bons para ninguém, nem para os bancos”, diz Murilo Portugal, presidente da Febraban.

Outro ponto destacado é o spread bancário – a diferença entre o custo de captação do dinheiro emprestado e o valor cobrado de quem toma o empréstimo. O trabalho detalha como 85% do spread se deve aos custos da atividade de intermediação financeira.  A obra trata ainda de outras questões sobre as quais,frequentemente, há opiniões baseadas em informações incorretas. Entre elas, está o papel da concentração bancária na formação da margem de lucro dos bancos

A entidade espera que o livro seja lido, debatido e aperfeiçoado, com críticas e sugestões que poderão ser feitas no site em que se pode baixar a publicação. (www.jurosmaisbaixosnobrasil.com.br).  “Queremos estimular o debate com base em análise técnica, com dados, para construirmos uma solução que não está apenas nas mãos dos bancos”, comenta Portugal.  O livro também está sendo distribuído gratuitamente em 14 lojas das redes das livrarias Cultura e Saraiva em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

saiba antes via instagram @maisinfluenterevista