2.0 // dossiê2.1 // economia

Livros para te ajudar a lidar com seu dinheiro

No começo pode até parecer um bicho de sete cabeças, mas não, lidar com o seu dinheiro pode ser muito simples, desde fazer simples planilhas com sua renda total e o seu gasto mensal, até com dicas de livros e psicólogos se for mais difícil para você. E aqui vamos recomendar algumas leituras para te auxiliar e te trazer um pouco de conhecimento para praticar a economia.

 

Pai Rico, Pai Pobre

O livro de educação financeira mais famoso no mundo todo não poderia ficar de fora dessa lista. Ele aborda assuntos como empreendedorismo, finanças pessoais e hábitos para a construção de riqueza de uma forma didática, dinâmica e de compreensão extremamente fácil.

Um dos melhores conceitos trabalhados na obra e a expressão “Corrida de Ratos” que, segundo um dos autores, é um círculo vicioso que lida com a elevação do padrão de vida proporcionalmente ao nosso salário ou ganhos. Ou seja: se você foi promovido, por exemplo, ou começou a ganhar mais dinheiro, você acaba gastando mais. E esse hábito faz com que enriquecer seja ainda mais difícil, afinal, não importa o “dinheiro extra” que você receba, você vai acabar gastando mais.

 

Cartas a um Jovem Investidor

Gustavo Cerbasi é um dos autores mais conhecidos na área de finanças pessoais. Se você nunca ouviu falar dele, provavelmente já ouviu falar do livro “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos”, livro que inspirou o filme “Até Que a Sorte nos Separe”.

Um dos seus melhores livros é Cartas a um Jovem Investidor, uma obra cuja leitura é leve e bem objetiva. No texto, Cerbasi trabalha questões de planejamento familiar, economia doméstica e finanças para negócios de uma maneira que te faz acreditar que realmente é possível alcançar a sua independência financeira mais cedo do que você imagina.

 

Quero ficar rico

Outro ator brasileiro extremamente importante na área. Rafael Seabra escreveu por muito tempo no blog Quero Ficar Rico e, por isso, lançou seu livro com total conhecimento de causa e com uma literatura dinâmica com a essência de um bom texto voltado para a internet.

Ao todo, ele estudou mais de 10 anos sobre o tema e também já escreveu mais de mil artigos e, por isso, tem uma vasta experiência que reúne seus conhecimentos e também os acontecimentos que seus leitores compartilharam em seu blog.

O principal objetivo do livro é mostrar que qualquer pessoa pode alcançar a sua independência financeira, não importa a sua origem ou classe social.

 

O Poder do hábito – Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios

Se você quer aprender a lidar com o seu dinheiro e melhorar a sua relação com ele, você precisa entender a origem de seus hábitos e como eles podem ser prejudiciais na sua vida. Este livro trabalha a importância de entender isso e te ensina como realmente conseguir mudar de hábitos. O autor analisa por que algumas pessoas e empresas, por exemplo, têm tanta dificuldade em mudar, enquanto outras conseguem com muita facilidade. Em resumo, ele explica: “Para alterar um hábito, é preciso modificar os padrões que moldam cada aspecto de nossas vidas. Entendendo isso, você ganha a liberdade – e a responsabilidade – para começar a trabalhar e refazê-los”.

 

Fonte:
Manual do Homem Moderno

saiba antes via instagram @maisinfluenterevista