PUBLICIDADE

6.0 - ESTILO DE VIDA

X√ī, estresse! Ch√°s que te ajudam a acalmar

© Guia da Coz­in­ha

A roti¬≠na est√° agi¬≠ta¬≠da demais? Con¬≠fi¬≠ra algu¬≠mas op√ß√Ķes de ch√°s para acal¬≠mar e ter um dia tran¬≠qui¬≠lo

Pis¬≠camos √© j√° esta¬≠mos cam¬≠in¬≠han¬≠do para o final do ano. E vamos com¬≠bi¬≠nar, 2020 foi agi¬≠ta¬≠do des¬≠de o princ√≠¬≠pio, mas n√£o nec¬≠es¬≠sari¬≠a¬≠mente por coisas boas. Roti¬≠nas exaus¬≠ti¬≠vas, pre¬≠ocu¬≠pa√ß√Ķes, ins√ī¬≠nia e irri¬≠tabil¬≠i¬≠dade podem ter te vis¬≠i¬≠ta¬≠do ao lon¬≠go dess¬≠es √ļlti¬≠mos meses. E se ess¬≠es prob¬≠le¬≠mas ain¬≠da per¬≠sis¬≠tem, o ch√° pode ser um √≥ti¬≠mo ali¬≠a¬≠do para dar uma pausa e acal¬≠mar de vez.

Sim, uti¬≠lizar do ch√° como alter¬≠na¬≠ti¬≠va mais saud√°v¬≠el para aliviar o estresse e ner¬≠vo¬≠sis¬≠mo √© uma √≥ti¬≠ma ideia e pode garan¬≠tir resul¬≠ta¬≠dos incr√≠veis. Isso porque exis¬≠tem diver¬≠sas alter¬≠na¬≠ti¬≠vas de plan¬≠tas e flo¬≠res que voc√™ pode apos¬≠tar para deixar a roti¬≠na mais leve e n√£o sofr¬≠er tan¬≠to com os prob¬≠le¬≠mas da roti¬≠na. Uma dica para poten¬≠cializar os bene¬≠f√≠¬≠cios do ch√° √© optar pelas infus√Ķes nat¬≠u¬≠rais, com ingre¬≠di¬≠entes in natu¬≠ra, j√° que os sach√™s pron¬≠tos de super¬≠me¬≠r¬≠ca¬≠do cos¬≠tu¬≠mam ser menos potentes.

Pen­san­do nis­so, o Guia da Coz­in­ha trouxe 5 chás para acal­mar que vão te aju­dar e muito nos momen­tos mais difí­ceis do dia. Seja para reduzir o estresse, induzir o sono ou relaxar, um chá sem­pre cai bem. Con­fi­ra:

Camomila

ch√°s para acalmar¬© Guia da Coz¬≠in¬≠ha ch√°s para acal¬≠mar

Quem a√≠ nun¬≠ca ouviu falar das m√£es ou av√≥s para tomar um ch√° de camomi¬≠la para se acal¬≠mar? Pois √©, os efeitos da camomi¬≠la para a redu√ß√£o de estresse e indu√ß√£o de sono s√£o incr√≠veis. Al√©m dis¬≠so, o ch√° de camomi¬≠la aux¬≠il¬≠ia no descon¬≠for¬≠to estom¬≠acal ‚Äď em casos de m√° digest√£o -, relaxa os m√ļs¬≠cu¬≠los e te aju¬≠da a dormir mel¬≠hor durante a noite, afi¬≠nal, uma das prin¬≠ci¬≠pais causas de irri¬≠tabil¬≠i¬≠dade durante o dia √© uma noite de sono con¬≠tur¬≠ba¬≠da.

Valeriana

Você pode con­tar e muito com a raiz de Vale­ri­ana como um dos chás para acal­mar. Com origem no Oeste Asiáti­co, ela é capaz de aju­dar no con­t­role da ansiedade, ner­vo­sis­mo, estresse, irri­tabil­i­dade e é um poderoso ati­vo indu­tor de sono. Talvez o sabor não te agrade muito, mas vale a pena apos­tar nes­sa raiz poderosa em uma boa xícara de chá.

Ch√° verde

Emb­o­ra pos­sua um teor con­sid­eráv­el de cafeí­na, o chá verde é um ali­a­do e tan­to para reduzir o estresse durante o dia. Ele é rico em polifenóis que aju­dam a com­bat­er a ansiedade, dão mais clareza e foco para te aju­dar a enfrentar o dia numa boa.

Maracuj√°

Sabe aque¬≠la hist√≥ria que maracu¬≠j√° te deixa mais cal¬≠mo? Ent√£o, na ver¬≠dade, √© mel¬≠hor come√ßar a apos¬≠tar nas fol¬≠has e deixar o suco de lado. As prin¬≠ci¬≠pais sub¬≠st√Ęn¬≠cias cal¬≠mantes est√£o pre¬≠sentes nas fol¬≠has do maracu¬≠j√°. Voc√™ pode fer¬≠v¬≠er as fol¬≠has e con¬≠sumir pr√≥x¬≠i¬≠mo da hora de dormir, j√° que ele tam¬≠b√©m estim¬≠u¬≠la o sono. Gr√°vi¬≠das e cri¬≠an√ßas menores de 6 anos devem evi¬≠tar essa infus√£o, j√° que ger¬≠am efeitos estim¬≠u¬≠lantes.

Mulungu

ch√°s para acalmar¬© Guia da Coz¬≠in¬≠ha ch√°s para acal¬≠mar

A plan¬≠ta comum da Caatin¬≠ga pode aju¬≠dar bas¬≠tante com os sin¬≠tomas de estresse. O ch√° de mulun¬≠gu √© capaz de reg¬≠u¬≠lar os bati¬≠men¬≠tos card√≠a¬≠cos, aux¬≠il¬≠ia na redu√ß√£o da ansiedade, agi¬≠ta√ß√£o, ins√ī¬≠nia e diver¬≠sos out¬≠ros quadros, inclu¬≠sive dores reum√°ti¬≠cas. O con¬≠sumo do ch√° feito a par¬≠tir das cas¬≠cas n√£o pos¬≠sui nen¬≠hum risco, mas a sementes do mulun¬≠gu s√£o con¬≠sid¬≠er¬≠adas extrema¬≠mente t√≥x¬≠i¬≠cas e devem ser evi¬≠tadas.

Viu só quan­tas pos­si­bil­i­dades de chás para acal­mar você pode faz­er? Se você cur­tiu a matéria, não deixe de com­par­til­har!

Por: guia da coz­in­ha

PUBLICIDADE