PUBLICIDADE

6.0 - ESTILO DE VIDA

Xô, estresse! Chás que te ajudam a acalmar

© Guia da Cozinha

A rotina está agitada demais? Confira algumas opções de chás para acalmar e ter um dia tranquilo

Piscamos é já estamos caminhando para o final do ano. E vamos combinar, 2020 foi agitado desde o princípio, mas não necessariamente por coisas boas. Rotinas exaustivas, preocupações, insônia e irritabilidade podem ter te visitado ao longo desses últimos meses. E se esses problemas ainda persistem, o chá pode ser um ótimo aliado para dar uma pausa e acalmar de vez.

Sim, utilizar do chá como alternativa mais saudável para aliviar o estresse e nervosismo é uma ótima ideia e pode garantir resultados incríveis. Isso porque existem diversas alternativas de plantas e flores que você pode apostar para deixar a rotina mais leve e não sofrer tanto com os problemas da rotina. Uma dica para potencializar os benefícios do chá é optar pelas infusões naturais, com ingredientes in natura, já que os sachês prontos de supermercado costumam ser menos potentes.

Pensando nisso, o Guia da Cozinha trouxe 5 chás para acalmar que vão te ajudar e muito nos momentos mais difíceis do dia. Seja para reduzir o estresse, induzir o sono ou relaxar, um chá sempre cai bem. Confira:

Camomila

chás para acalmar© Guia da Cozinha chás para acalmar

Quem aí nunca ouviu falar das mães ou avós para tomar um chá de camomila para se acalmar? Pois é, os efeitos da camomila para a redução de estresse e indução de sono são incríveis. Além disso, o chá de camomila auxilia no desconforto estomacal – em casos de má digestão -, relaxa os músculos e te ajuda a dormir melhor durante a noite, afinal, uma das principais causas de irritabilidade durante o dia é uma noite de sono conturbada.

Valeriana

Você pode contar e muito com a raiz de Valeriana como um dos chás para acalmar. Com origem no Oeste Asiático, ela é capaz de ajudar no controle da ansiedade, nervosismo, estresse, irritabilidade e é um poderoso ativo indutor de sono. Talvez o sabor não te agrade muito, mas vale a pena apostar nessa raiz poderosa em uma boa xícara de chá.

Chá verde

Embora possua um teor considerável de cafeína, o chá verde é um aliado e tanto para reduzir o estresse durante o dia. Ele é rico em polifenóis que ajudam a combater a ansiedade, dão mais clareza e foco para te ajudar a enfrentar o dia numa boa.

Maracujá

Sabe aquela história que maracujá te deixa mais calmo? Então, na verdade, é melhor começar a apostar nas folhas e deixar o suco de lado. As principais substâncias calmantes estão presentes nas folhas do maracujá. Você pode ferver as folhas e consumir próximo da hora de dormir, já que ele também estimula o sono. Grávidas e crianças menores de 6 anos devem evitar essa infusão, já que geram efeitos estimulantes.

Mulungu

chás para acalmar© Guia da Cozinha chás para acalmar

A planta comum da Caatinga pode ajudar bastante com os sintomas de estresse. O chá de mulungu é capaz de regular os batimentos cardíacos, auxilia na redução da ansiedade, agitação, insônia e diversos outros quadros, inclusive dores reumáticas. O consumo do chá feito a partir das cascas não possui nenhum risco, mas a sementes do mulungu são consideradas extremamente tóxicas e devem ser evitadas.

Viu só quantas possibilidades de chás para acalmar você pode fazer? Se você curtiu a matéria, não deixe de compartilhar!

Por: guia da cozinha

PUBLICIDADE