O Ministério do Turismo da República Dominicana comemora a decisão da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) de declarar o Merengue Dominicano como Patrimônio Imaterial da Humanidade, um reconhecimento a um valor cultural que faz parte da identidade do povo dominicano. Com esta decisão, a Organização inclui o Merengue entre as tradições culturais que devem ser preservados para as gerações futuras em todo o mundo.
“Receber esta notÃcia é realmente uma conquista para a cultura Dominicana já que o Merengue tem sido parte de nossa identidade por mais de um século”, diz René Contreras, Diretor do Escritório de Promoções TurÃsticas do Ministério do Turismo da República Dominicana no Brasil. “O Merengue é um ritmo que nos identifica como paÃs, é parte de nossas raÃzes. Receber esta declaração da UNESCO é uma demonstração de como nosso ritmo transcendeu fronteiras, barreiras linguÃsticas, e conseguiu ressoar em todos os cantos do mundo”.
Sinônimo de alegria, o Merengue é tocado e dançado em reuniões sociais, encontros de amigos e eventos festivos. Conquistou o mundo graças à expoentes que difundiram este ritmo por todo o mundo; entre eles estão: JoseÃto Mateo, Juan Luis Guerra, Johnny Ventura, Milly Quezada, Wilfrido Vargas, Fernando Villalona, e os irmãos Los Rosario e Eddy Herrera.
Com esta declaração da UNESCO como Patrimônio Imaterial da Humanidade, o Merengue consolida a República Dominicana como um destino turÃstico e imperdÃvel do Caribe, caracterizado por belas paisagens e praias excepcionais, bem como uma riqueza cultural Ãmpar.
Fotos: Reprodução