Através desta eleição, o Açu passa a integrar o conselho mundial da IAPH ao lado de altos executivos que representam os maiores e mais influentes portos das regiões onde estão instalados. Na próxima Conferência Anual da IAPH, Tessa Major já irá representar o Açu e os demais portos das regiões Sul e Central da América. O evento será realizado em Antuérpia (Bélgica), entre os dias 17 e 19 de março.
Tessa Major, vice-presidente da América Central e do Sul da IAPH (Crédito: Divulgação)
“O Porto do Açu é um porto jovem, com indicadores de crescimento robustos e apaixonado por desafios. O Açu e eu nos sentimos honrados por sermos eleitos para representar nossa região nesta associação reconhecida internacionalmente. É gratificante ver que as potencialidades do Porto do Açu como player marítimo e nossa ambição de ser um porto conectado globalmente são reconhecidas. Estamos ansiosos para fortalecer as atividades da IAPH na América do Sul e Central, através da intensa colaboração com os portos membros, gerando contribuições positivas para o setor e para a comunidade marítima na região como um todo”, ressaltou Tessa.
Ainda de acordo com Tessa, esta conquista ilustra o rápido e resiliente crescimento do Açu, reconhecido por seus clientes e parceiros como importante player responsável por conectar o Brasil aos maiores centros comerciais globais.
Ao compor o conselho da IAPH, o Porto do Açu participará dos processos de tomada de decisão no âmbito da associação, se envolvendo nas principais discussões de tendências e estratégias do setor marítimo portuário internacional. Este papel representa um selo de qualidade para o Açu, uma vez que a IAPH funciona como importante fórum de cooperação entre os principais atores da indústria e tem historicamente liderado as maiores evoluções no setor, com foco em inovação e sustentabilidade.
Dividem o atual conselho da IAPH junto ao Porto do Açu, as Autoridades Portuárias de Vancouver (Canadá), Hamburgo (Alemanha), Nigéria (África) e Klang (Malásia), além da Corporação Internacional de Portos Kobe-Osaka (Japão), sob a gestão da Autoridade Portuária de Barcelona (Espanha).
Sobre a IAPH
A Associação Internacional de Portos (IAPH), com sede em Tóquio (Japão), foi criada em 1955 como uma organização não governamental (ONG) e sem fins lucrativos, com o objetivo de promover a cooperação entre os portos. Nos últimos 60 anos, a IAPH tornou-se uma aliança global de terminais, representando cerca de 200 portos e 140 negócios relacionados ao setor em 90 países. Hoje, os terminais membros da IAPH são responsáveis por mais de 60% da movimentação mundial do comércio marítimo (em toneladas) e mais de 80% do tráfego mundial de contêineres (em TEUs).