PUBLICIDADE

inovação

Tendências em tecnologia e inovação para 2021

Estamos vivendo uma¬†revolu√ß√£o tecnol√≥gica¬†que passa pela transforma√ß√£o cultural e econ√īmica das empresas e da sociedade. Percebemos isso com mais clareza do que nunca desde o in√≠cio da pandemia de Covid-19 e o isolamento social. Muitas empresas tiveram que correr atr√°s do preju√≠zo digital para manter suas opera√ß√Ķes e n√£o fechar as portas. E, nos pr√≥ximos anos, as¬†tecnologias exponenciais¬†trar√£o mudan√ßas ainda maiores em todas as √°reas de nossas vidas.

Um relat√≥rio da¬†Singularity University Brazil, realizado pela primeira vez pela comunidade global de aprendizado e inova√ß√£o e adiantado com exclusividade √† Forbes, analisou¬†diferentes vis√Ķes de futuros¬†de seus especialistas e listou as tecnologias e os caminhos que podem impactar a vida de bilh√Ķes de pessoas nos pr√≥ximos anos.

‚ÄúTais movimentos trar√£o impactos sem precedentes sobre o PIB e sobre a gera√ß√£o de empregos em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil‚ÄĚ, diz Ricardo Cavallini, professor da Singularity University e criador da Makers, consultoria de inova√ß√£o. ‚ÄúAlguns pa√≠ses j√° acordaram para essa realidade e est√£o investindo com for√ßa total na nova economia exponencial.‚ÄĚ

Veja, na galeria a seguir, quais s√£o as 7 tend√™ncias apontadas pelo estudo ‚ÄúxTech Views‚ÄĚ para 2021:

  • Erlon Silva – TRI Digital/Getty Images
  • Yuichiro Chino/Getty Images
  • Westend61/Getty Images
  • Yuichiro Chino/Getty Images
  • Igor Kutyaev/Getty Images
  • Yuichiro Chino/Getty Images
  • Kanok Sulaiman/Getty Images
  • Erlon Silva – TRI Digital/Getty Images
  • Yuichiro Chino/Getty Images
  • A intelig√™ncia artificial e a automa√ß√£o como protagonistas da transforma√ß√£o digital: A expectativa √© que 2021 seja um ano de continuidade e ajustes necess√°rios na transforma√ß√£o digital das empresas que j√° iniciaram o processo de automa√ß√£o. De acordo com Alexandre Nascimento, expert em intelig√™ncia artificial da SingularityU Brazil e pesquisador filiado √† Universidade de Stanford, em 2020 a experi√™ncia do home office fez com que as pessoas buscassem formas de automa√ß√£o para agilizar as tarefas e dar conta de todas as atividades dom√©sticas e familiares. Por isso, aqueles que j√° experimentaram os benef√≠cios da automa√ß√£o devem manter tal tend√™ncia em 2021, ‚Äúindependentemente da continuidade das pol√≠ticas de home office, mesmo ap√≥s a pandemia‚ÄĚ, explica.

Segundo o especialista, a retomada do mundo f√≠sico n√£o vai apagar tudo o que o mundo digital conquistou. Pelo contr√°rio: os setores que tamb√©m j√° se acostumaram com a vida no digital apostar√£o em uma experi√™ncia √ļnica para os seus clientes, unindo o melhor dos dois mundos. Nesse caso, a IA funciona como pe√ßa-chave para que as empresas ofere√ßam uma experi√™ncia rica e completa.

2021 tamb√©m ser√° um ano importante para as empresas atrasadas no processo de transforma√ß√£o digital. Para o pesquisador, essa √© uma realidade que n√£o pode mais ser ignorada no mundo dos neg√≥cios: as empresas que n√£o investirem nas tecnologias digitais poder√£o pagar um pre√ßo elevado ‚Äúsob o risco de perderem, rapidamente, sua relev√Ęncia e experimentarem uma eros√£o de seu resultado no m√©dio e longo prazos‚ÄĚ, diz.

*Com informa√ß√Ķes da Forbes

 

PUBLICIDADE