O Grupo H vive dias de definições e apenas uma seleção está fora do páreo pelas oitavas de final, a Polônia. As outras três, Japão, Senegal e Colômbia, brigam pelas duas vagas do grupo no mata-mata da competição.
Confira abaixo um resumo das partidas do Grupo H:
Japão X Polônia
Japão e Polônia se enfrentam às 11 horas (de Brasília), em Volgogrado, com objetivos bem distintos.
Os japoneses são os líderes do Grupo H, com quatro pontos, e precisam apenas de um empate para garantirem a classificação às oitavas de final, algo que aconteceu apenas duas vezes, em 2002 e 2010. Os asiáticos venceram a Colômbia por 2 a 1 e empataram em 2 a 2 com o Senegal.
Já os poloneses, eliminados precocemente, tentam uma vitória pela honra da equipe, que era a cabeça de chave do grupo, com uma das melhores campanhas das Eliminatórias da Europa, e que conta com atletas de grandes clubes do futebol mundial, como Robert Lewandowski, do Bayern de Munique, e Szczesny, da Juventus.
Senegal X Colômbia
O Senegal enfrenta a Colômbia, nesta quinta-feira (28), às 11 horas (de Brasília), em Samara, em jogo de tudo ou nada para ambas as equipes. Quem vencer, se garante nas oitavas de final. Em caso de empate, torcem para uma vitória da Polônia para ambas se classificarem.
Os senegaleses surpreenderam pelo futebol veloz e ofensivo apresentados nos dois primeiros jogos. Na primeira rodada, venceram a Polônia por 2 a 1. Na segunda, empataram por 2 a 2 com o Japão. Caso se classifique, a equipe do atacante Sadio Mané, do Liverpool, seria a única equipe africana nas oitavas de final da competição.
Os colombianos podem se classificar com o empate, mas apenas se os japoneses perderem seu jogo. Então, o objetivo dos sul-americanos é vencer a partida para garantir a classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo. Na edição de 2014, a Colômbia foi eliminada apenas nas quartas de final, para o Brasil.
Foto: Toru Hanai/REUTERS