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inovação

Senacon quer explica√ß√Ķes do WhatsApp sobre pol√≠tica de privacidade

O Departamento de Prote√ß√£o e Defesa do Consumidor da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculado ao Minist√©rio da Justi√ßa e da Seguran√ßa P√ļblica, notificou o Facebook e o WhatsApp a prestarem esclarecimentos sobre a nova pol√≠tica de privacidade anunciada para o WhatsApp. A Senacon deu um prazo de 15 dias para resposta.

O Facebook, empresa da qual o WhatsApp faz parte, dever√° explicar, por exemplo, at√© onde o usu√°rio poder√° controlar a sua privacidade e at√© onde isso impactar√° na continuidade da utiliza√ß√£o do aplicativo. A empresa tamb√©m dever√° responder sobre os impactos da nova pol√≠tica de privacidade em compara√ß√£o com as vers√Ķes anteriores, al√©m de informar sobre aspectos do mesmo tratamento na Europa.

As mudanças nos termos de uso do WhatsApp, que são as regras do aplicativo, assustaram muitos usuários de um dos serviços de mensagens mais usados no país. O WhatsApp anunciou que dados pessoais dos usuários do aplicativo serão compartilhados com outras empresas do grupo Facebook, que adquiriu o programa em 2014.

Para continuar usando o aplicativo, o usuário será obrigado a aceitar as mudanças. Caso contrário, ele terá que escolher outro programa de troca de mensagens. O WhatsApp ainda vai permitir ao usuário apagar a conta caso não aceite os termos. Essa nova política entraria em vigor em 8 de fevereiro, mas foi adiada para maio.

Edição: Fernando Fraga

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