Peugeot 5008 se destaca como modelo menos depreciado no 1° semestre de 2019, com 0,59%. FIAT Toro tem a maior perda de valor, com depreciação de 18,06%.
Os seis meses iniciais de 2019 foram positivos para o mercado automotivo. A venda de automóveis e comerciais leves obteve crescimento de 10,8% em relação ao mesmo período de 2018, de acordo com a Fenabrave. Com esta movimentação do mercado, considerar a compra de um veículo ou a venda do usado é uma ação otimista.
Para auxiliar o consumidor a realizar uma compra mais consciente, a KBB Brasil, site de precificação de carros novos e usados, levantou os 10 carros que menos e mais perderam valor no primeiro semestre do ano, baseado em veículos com ano/modelo 2019, vendidos como 0KM entre janeiro e junho deste ano e que já possuíam ofertas no mercado de seminovos em janeiro. Mais de 400 versões foram analisadas.
Neste estudo, foi aplicado o conceito de depreciação por modelo, levando em consideração um índice ponderado que atribui pesos diferentes às versões, conforme seu volume de vendas. A Depreciação usa o valor do veículo 0 Km em um período determinado em relação a seu atual valor residual, sempre considerando o mesmo ano/modelo e sem o mesmo rigor de sua definição contábil, que tem regras muito estritas.
MENOS DEPRECIADOS
O levantamento aponta o modelo Peugeot 5008 como o menos depreciado no 1° semestre do ano, com taxa de apenas 0,59%. Em seguida, a dobradinha da japonesa Toyota conta com os modelos Hilux e Yaris Hatch, com queda de 1,92% e 2,01% de seus valores no primeiro ano de uso, respectivamente. As duas posições seguintes ficam com Golf e Fox, da alemã Volkswagen, com índices de 2,27% e 2,65% de depreciação cada.
A Mitsubishi entra no ranking com o L-200 Triton, que depreciou 2,66%. Já a Volvo marca presença com o modelo XC60, com uma taxa de 2,72%, seguido do Mercedes-Benz Classe A, que depreciou 3,23% após o primeiro ano.
No semestre, os luxuosos Porsche 911 Turbo e Porsche Cayenne finalizam o Top 10 com números nada distantes de depreciação, com 3,43% e 3,44%, respectivamente.
Confira abaixo a relação completa das menores desvalorizações da primeira metade de 2019:
MARCA/MODELO | Depreciação:
Jan/19 a Jun/19 |
Peugeot 5008 | -0,59% |
Toyota Hilux | -1,92% |
Toyota Yaris Hatch | -2,01% |
Volkswagen Golf | -2,27% |
Volkswagen Fox | -2,65% |
Mitsubishi L-200 Triton | -2,66% |
Volvo XC60 | -2,72% |
Mercedes-Benz Classe A | -3,23% |
Porsche 911 Turbo | -3,43% |
Porsche Cayenne | -3,44% |
MAIS DEPRECIADOS
Entre os carros analisados, as montadoras FIAT e Ford são as que mais apresentaram modelos entre os mais depreciados nos primeiros seis meses de 2019. As duas primeiras posições são referentes à italiana com FIAT, com o Toro tendo a maior perda de valor – 18,06% –, seguido pelo Strada, com 17,83%. A norte-americana Ford aparece com três modelos entre o 3º e 5º lugar. O Focus Fastback conta com índice de 17,76%, seguido pelo Focus, com 16,18%, e do KA Sedan, com taxa de depreciação de 15,91%.
A italiana FIAT retorna à lista com o Weekend, em 6º lugar, com queda de 15,47% de seu valor. A Renault também aparece no ranking com o modelo Duster Oroch, que conta com 14,73% de depreciação.
Ainda próximo ao índice, a FORD Ranger cai 14,70% em preço, seguido pelo Citroen AirCross, que perde 14,48%, e o Grand Siena, com queda de 14,35%.
MARCA/MODELO | Depreciação:
Jan/19 a Jun/19 |
FIAT Toro | -18,06% |
FIAT Strada | -17,83% |
FORD Focus Fastback | -17,76% |
FORD Focus | -16,18% |
FORD KA Sedan | -15,91% |
FIAT Weekend | -15,47% |
Renault Duster Oroch | -14,73% |
FORD Ranger | -14,70% |
Citroen AirCross | -14,48% |
FIAT Grand Siena | -14,35% |