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7.0 - MANUAL

Saiba como conseguir administrar seu tempo

 

Você acha que o seu dia não rende nada? Tem 20 e poucos, 30 anos mas sente que não viveu a sua vida como deveria? Acredita que não consegue realizar seus objetivos por falta de tempo e não consegue alcançar seu sonhos porque acha que seu dia deveria ter mais de 24 horas?

Você costuma ser pontual ou atrasado? Você termina as coisas dentro do tempo que você estipula? Você entrega seus relatórios/trabalhos a tempo? Você é capaz de realizar o que você quer fazer antes dos prazos? Você sabe administrar seu tempo?

Se a sua resposta for ‚Äún√£o‚ÄĚ a qualquer uma das perguntas acima, isso significa que voc√™ n√£o est√° gerenciando seu tempo da forma que deveria. Para te ajudar, separamos 20 dicas r√°pidas para voc√™ mudar o cen√°rio:

CRIE UM PLANO DI√ĀRIO – Planeje seu dia antes que ele se desenrole. Fa√ßa isso de manh√£ ou melhor ainda, durante a noite antes de dormir. O plano oferece uma boa vis√£o geral sobre como o dia ir√° seguir. Dessa forma, voc√™ n√£o √© pego de surpresa. Seu trabalho para o dia √© manter o plano do melhor jeito poss√≠vel.

COLOQUE UM LIMITE DE TEMPO PARA CADA TAREFA РSeja claro que você precisa terminar a tarefa X até as 10h, por exemplo; a tarefa Y até as 15h e o item Z até as 17:30. Isso evita que seu trabalho se arraste e que você se perca em suas tarefas.

USE UM CALEND√ĀRIO – Ter um calend√°rio √© um passo mais fundamental para gerenciar suas atividades di√°rias. O Google Calendar, por exemplo, √© √≥timo e voc√™ pode sincroniz√°-lo com seu telefone e outros hardwares ‚Äď dessa forma, voc√™ pode acessar sua agenda em qualquer lugar e ter uma no√ß√£o clara das suas obriga√ß√Ķes.

USE UM ORGANIZADOR – O organizador ajuda voc√™ a estar no topo de tudo em sua vida. √Č uma ferramenta central para organizar informa√ß√Ķes, listas de tarefas, projetos e outros itens diversos.

CONHEÇA SEUS PRAZOS РQuando você precisa terminar suas tarefas? Marque os prazos claramente em seu calendário e em seu organizador para que você saiba quando você precisa terminá-los.

APRENDA A DIZER ‚ÄúN√ÉO‚ÄĚ – N√£o assuma mais do que voc√™ pode lidar. Se distra√ß√Ķes surgirem quando voc√™ est√° fazendo outras coisas, coloque-as em uma fila de espera.

SE PROGRAME PARA O ‚ÄúANTES‚ÄĚ – Organize-se para come√ßar tudo antes. Se, por exemplo, voc√™ precisa estar em determinado lugar √†s 14h, se organize para chegar l√° 13h30. Dessa forma, voc√™ nunca vai se atrasar ‚Äď o mesmo vale para os prazos de seus projetos e entregas.

CRIE UM TURNO РDelimite seu trabalho em períodos. Por exemplo: assuma que você só vai trabalhar em determinada tarefa por 3 horas. Quando esse prazo acabar, passe para outra tarefa e só volte na tarefa anterior no dia seguinte.

TENHO UM REL√ďGIO POR PERTO – √Äs vezes, estamos t√£o absorvidos no nosso trabalho que perdemos o tempo. Ter um rel√≥gio por perto vai te manter ciente do tempo no momento.

CONFIGURE LEMBRETES 15 MINUTOS ANTES РA maioria dos calendários tem uma função de lembrete. Se você tiver uma reunião importante para participar, defina esse alarme 15 minutos antes.

MANTENHA O FOCO РConcentre-se em apenas uma tarefa por vez. Feche todos os aplicativos que você não está usando. Feche as abas no seu navegador que estão tirando sua atenção. Concentre-se unicamente no que está fazendo. Você será mais eficiente dessa maneira.

BLOQUEIE DISTRA√á√ēES – O que o distrai no seu trabalho? Mensagens instant√Ęneas? Telefone tocando? Mensagens de texto surgindo? Quando voc√™ estiver fazendo um trabalho importante, por exemplo, a dica √© inclusive desligar o telefone. Depois, √© s√≥ ver quem te ligou e entrar em contato. Uma op√ß√£o √© deixar o telefone ativo apenas para liga√ß√Ķes e bloquear o WhatsApp, por exemplo. Voc√™ tamb√©m pode selecionar as pessoas que podem te ligar, assim, s√≥ vai falar com voc√™ quem realmente for importante.

ACOMPANHE SEU TEMPO GASTO – Tem um aplicativo chamado Egg Timer, um temporizador de contagem regressiva bem simples. Nele, voc√™ insere a quantidade de tempo que voc√™ deseja que ele acompanhe ‚Äď exemplo: ‚Äú30 minutos‚ÄĚ, ‚Äú1 hora‚ÄĚ ‚Äď e ela ser√° contabilizada em segundo plano. Quando o tempo terminar, o temporizador emitir√° um sinal sonoro. Esta √© uma √≥tima maneira de estar ciente do seu tempo gasto.

N√ÉO SE PREOCUPE COM DETALHES SEM IMPORT√āNCIA – √Č claro que √© importante concluir uma tarefa e perceber que ela ficou 100% do seu jeito, mas tente ser menos perfeccionista e tente enxergar as necessidades com clareza. Saber delimitar o que realmente √© importante e o que √© apenas mimo √© fundamental para ser feliz.

PRIORIZE РComo você não pode fazer tudo, aprenda a priorizar o importante e deixar o resto.

DELEGUE FUN√á√ēES – Se h√° coisas que podem ser feitas por outros ou coisas que n√£o s√£o t√£o importantes, considere delegar essas fun√ß√Ķes. Isso tira uma carga das suas costas, e assim voc√™ pode se concentrar nas tarefas importantes.

UNA TAREFAS SIMILARES – Por exemplo, no meu caso: eu escrevo para o Manual do Homem Moderno e tamb√©m escrevo roteiros para os v√≠deos que eu gravo. Como as duas fun√ß√Ķes s√£o semelhantes, eu fa√ßo as duas ao mesmo tempo para que elas fluam com maior facilidade. Al√©m disso, eu tamb√©m gravo os v√≠deos e tiro fotos, por exemplo. Essas duas fun√ß√Ķes, ent√£o, s√£o realizadas juntas.

JOGUE FORA O QUE DESPERDI√áA SEU TEMPO – O que te impede de se concentrar no trabalho ou rouba o seu tempo? Facebook? WhatsApp? Ent√£o, pare de verific√°-los com tanta frequ√™ncia. Uma coisa que voc√™ pode fazer √© dificultar a sua verifica√ß√£o ‚Äď remova-os dos marcadores r√°pidos do navegador, por exemplo, ou delete o aplicativo do celular. Outra dica √©, por exemplo, substituir o marcador do Facebook no computador por um marcador importante para o seu trabalho. Assim, quando voc√™ clicar no s√≠mbolo do Facebook, vai ser direcionado para um site importante para a tarefa que voc√™ exerce.

PE√áA LICEN√áA QUANDO NECESS√ĀRIO – N√£o tenha medo de pedir para interromper uma reuni√£o quando ela estiver indo al√©m do seu hor√°rio, por exemplo e estiver te atrapalhando para realizar outros trabalhos mais importantes, seja profissional e honesto e saiba otimizar seu tempo.

D√ä UM TEMPO ENTRE TAREFAS – Tire cerca de 5 ou 10 minutos de descanso entre tarefas para conseguir ter f√īlego para seguir para a pr√≥xima. Com essas dicas voc√™ com certeza vai conseguir administrar melhor o seu tempo!

 

Foto: Reprodução

Fonte: ManualdoHomemModerno

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