PUBLICIDADE

3.0 - NEG√ďCIOS

Saiba como agir em caso de perda ou roubo de documentos durante o Carnaval

Os feriados prolongados são épocas propícias para as pessoas perderem seus documentos ou serem roubadas. Durante o Carnaval, todo cuidado é pouco, mas ainda assim é comum deixar de tomar cuidados essenciais. Cair na mão de golpistas é fácil e basta perder a carteira de identidade ou o CPF para ser vítima de tentativa de fraude, conhecida como roubo de identidade.

Em caso de roubo, primeiramente √© necess√°rio que a v√≠tima realize o Boletim de Ocorr√™ncia (B.O.) – no estado de S√£o Paulo pode ser feito tamb√©m pela internet atrav√©s do site da Secretaria de Estado de Seguran√ßa P√ļblica.

Al√©m de fazer o B.O., quem teve um documento roubado ou perdido no Carnaval pode utilizar o ‚ÄúSPC Alerta de Documentos‚ÄĚ, servi√ßo do Servi√ßo de Prote√ß√£o ao Cr√©dito (SPC Brasil) que d√° ao consumidor a oportunidade de manter seus documentos em seguran√ßa. Em caso de perda, roubo, furto ou extravio de documentos pessoais, como CPF, o consumidor deve comparecer pessoalmente at√© um balc√£o de atendimento do SPC Brasil com o boletim de ocorr√™ncia em m√£os.

Com isso, o risco de fraudes é reduzido, já que os estabelecimentos comerciais são informados do problema, evitando os problemas decorrentes de ter seus dados pessoais utilizados por golpistas nas compras a prazo, quando são realizadas consultas no banco de dados do SPC para a concessão de crédito.

Al√©m disso, o SPC Brasil tamb√©m disponibiliza o ‚ÄúSPC Avisa‚ÄĚ, para a preven√ß√£o de fraudes e constrangimento. Ao contrat√°-lo, o consumidor recebe informa√ß√Ķes sempre que seu nome for inclu√≠do, exclu√≠do ou alterado no banco de dados do SPC Brasil, seja por e-mail ou SMS.

Para consultar o Posto de Atendimento do SPC Brasil mais próximo de sua residência, o consumidor deve acessar a página: https://www.spcbrasil.org.br/consumidor/postos-atendimento

Para contratar o monitoramento do documento, o consumidor deve acessar a página: https://www.spcbrasil.org.br/produtos/produto/45-spc-avisa

Foto: Reprodução

PUBLICIDADE