Renato Gaúcho pede para Grêmio não entrar em “catimba” argentina hoje, na final da Libertadores

O Grêmio encerrou sua preparação para a final da Copa Libertadores na tarde desta terça-feira. No campo. Fora dele, Renato Gaúcho aproveitou a entrevista coletiva para dar o recado e rebater a declaração de Jorge Almirón, que afirmou que o Tricolor é favorito na decisão. Também orientou os jogadores a “não entrar no jogo” do Lanús. Para quebrar a tensão, o elenco vai assistir a um show de um humorista gaúcho na concentração.

Almirón concedeu entrevista e colocou o Grêmio como favorito. O mesmo fez o atacante Lautaro Acosta, antes do treino do Beira-Rio. Mas o técnico gremista voltou a dizer que não há ninguém na frente em uma decisão de Libertadores. Os principais recados ditos pelo treinador ao seu elenco, porém, não foram revelados.

– Libertadores se ganha no foco, na determinação, na vontade, em querer ganhar. Fico tranquio porque meu grupo tem. Os dois clubes estão de parabéns. Não existe favoritismo, dois grandes clubes em uma final, chegaram por méritos. Não adianta falar. Se tem o Real Madrid ou Barcelona na final, seriam favoritos. Não são eles que estão. Não tem favorito. O treinador do Lanús falou que o Grêmio é favorito. Não concordo. Continuamos respeitando a equipe do Lanús. A nossa vontade é a deles, foco e determinação e fazer o que a gente fez no ano em 180 minutos, que estamos esperando esse título há muito tempo – comentou o técnico gremista.

A rivalidade Brasil e Argentina também foi pauta na entrevista, além, claro, do drone. O clichê do comportamento dos argentinos também foi citado como uma preocupação para Renato, que pediu para os jogadores do Grêmio não entrarem na pilha. Tanto que para deixá-los tranquilos, marcou um show com o humorista Paulinho Mixaria, no hotel gremista, algo que ocorreu também antes da final da Copa do Brasil no ano passado.

– Eles são, alguns acham, mais malandros do que imaginam que são. Catimbeiros, isso já avisei, para não entrar no jogo deles. Tentam de todas as formas desestabilizar. Sabem que o brasileiro perde a cabeça fácil. Usam este argumento, sempre vão usar, então é um aspecto que sempre usaram. Tentar tirar o brasileiro do sério. Por outro lado, o brasileiro usa o futebol. Se for futebol contra malandragem, ensino o time a jogar futebol e a ser malandro. Eles precisam usar e não entrar no jogo do Lanús – completou o treinador.

O Grêmio tem a equipe encaminhada para o duelo com os argentinos. A provável escalação tem Marcelo Grohe; Edílson, Geromel, Kannemann e Cortez; Jailson, Arthur, Ramiro, Luan e Fernandinho; Barrios.

Drone

A reportagem sobre o suposto uso de drones pelo Grêmio para espionar rivais foi repercutida pelo técnico Renato Portaluppi nesta terça-feira, com certa irritação, em entrevista coletiva na Arena. Incomodado, o técnico qualificou a polêmica como “palhaçada”. Sem confirmar se o clube gaúcho utilizou ou não o expediente, disse que a prática do uso de “espiões” no futebol é antiga e minimizou o fato.

“Todo clube tem espião. Todo clube brasileiro tem espião. Seleção tem espião. Acho engraçado. Até parece que o drone foi inventado agora” (Renato Gaúcho)

Indignado com a repercussão dada pela imprensa às vésperas da decisão da Libertadores, contra o Lanús, alegou que todos os clubes utilizam espiões para analisar rivais. No entanto, criticou a veiculação do assunto a 48 horas do primeiro jogo da final, nesta quarta-feira.

– Essa palhaçada, eu nem iria perder meu tempo, mas vamos lá. Na semana passada eu vi uma notícia de que a Austrália filmou Honduras com um drone. Todo clube tem espião. Todo clube brasileiro tem espião. Seleção tem espião. O drone eu não sei se foi usado, mas ele foi pago para trazer informações ao Grêmio. Acho engraçado fazerem tempestade em copo d’água na véspera da final. Acho engraçado. Até parece que o drone foi inventado agora, que nunca foi feito…

Renato Gaúcho ficou incomodado com divulgação do Renato Gaúcho ficou incomodado com divulgação do

Em nenhum momento, Renato assumiu ter utilizado tal artifício para levar vantagem sobre os adversários. Por outro lado, disse que em “uma guerra” é necessário neutralizar os adversários. E futebol, na linguagem do treinador, é como uma batalha.

– Algumas pessoas de vocês estão acabando com o futebol. Falem do jogo, falem dos times. Eu pergunto: como se ganha uma guerra? Como se neutraliza o adversário? Com suas formas. Com drone, helicóptero, avião, a cavalo, bicicleta. O mundo é dos espertos. Vamos fazer o seguinte, cada um de vocês escolhe treinadores e podem perguntar como eles descobrem as jogadas do adversário. Parece que é só o Grêmio que usa esses artifícios. Futebol é igual guerra – afirmou.

“Podem perguntar (aos treinadores) como eles descobrem as jogadas do adversário. Parece que é só o Grêmio que usa esses artifícios. Futebol é igual guerra” (Renato Gaúcho)

Conforme a reportagem da ESPN, um homem teria sido contratado pelo Grêmio para filmar e fotografar treinos dos adversários na Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão. Ele foi flagrado pela emissora na última sexta-feira, na Argentina, colocando o equipamento para voar enquanto a equipe do Lanús fazia um treino fechado.

Ainda segundo a emissora, o homem a serviço do Grêmio estaria na cidade há mais de uma semana, com passagem e hospedagem bancadas pelo clube gaúcho. Ao ser abordado pela reportagem, o suposto espião do Grêmio negou qualquer envolvimento com o clube.

A mesma prática teria sido adotada pelo clube gaúcho nos treinos de Godoy Cruz (Argentina), Botafogo e Barcelona (Equador), rivais nas oitavas, quartas e semifinais da competição sul-americana, respectivamente. Outros clubes como Palmeiras e Vasco também teriam sido alvos da suposta espionagem gremista durante a temporada.

 

> GRÊMIO X LANÚS – FINAL DA LIBERTADORES

  • Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
  • Data e hora: Quarta-feira (22), às 21h45 (de Brasília)
  • Provável Grêmio: Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Jailson, Arthur, Ramiro, Luan e Fernandinho; Lucas Barrios
  • Provável Lanús: Andrada; José Gómez, Guerreño, Braghieri e Maxi Velázquez; Marcone, Pasquini, Román Martínez, Alejandro Silva e Lautaro Acosta; José Sand
  • Desfalques do Grêmio: Douglas, Maicon e Marcelo Oliveira
  • Desfalques do Lanús: Ibáñez, Canuto e Di Plácido
  • Pendurados do Grêmio: Kannemann e Edílson
  • Pendurados do Lanús: Andrada, Gómez, Barhieri, Marcone e Martínez
  • Trio de arbitragem: Júlio Bascuñan, auxilaido por Carlos Astroza e Christian Schiemann (todos do Chile)

 

 

Foto: Eduardo Moura

Fonte: GE


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *