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economia

INSS prorroga atendimento remoto até 10 de julho

O Insti¬≠tu¬≠to Nacional do Seguro Social (INSS) pror¬≠ro¬≠gou ‚ÄĒ at√© o dia 10 de jul¬≠ho ‚ÄĒ o atendi¬≠men¬≠to remo¬≠to aos seus segu¬≠ra¬≠dos e ben¬≠efi¬≠ci√°rios em raz√£o da pan¬≠demia da Covid-19. 

A por¬≠taria, que norma¬≠ti¬≠za a pror¬≠ro¬≠ga√ß√£o, foi pub¬≠li¬≠ca¬≠da hoje (22) no Di√°rio Ofi¬≠cial da Uni√£o, e pre¬≠v√™ o retorno grad¬≠ual do atendi¬≠men¬≠to pres¬≠en¬≠cial nas ag√™n¬≠cias no dia 13 de jul¬≠ho.

Com a reaber­tu­ra, serão pri­or­iza­dos, nes­ta primeira fase, serviços de perí­cia médi­ca, avali­ação social, cumpri­men­to de exigên­cia, jus­ti­fi­cação admin­is­tra­ti­va e reabil­i­tação profis­sion­al.

Segun­do o INSS, o retorno destes serviços visa dar celeri­dade aos proces­sos, uma vez que pre­cisam essen­cial­mente do atendi­men­to pres­en­cial.

Para isso, o segu¬≠ra¬≠do deve realizar o agen¬≠da¬≠men¬≠to pelo site ou aplica¬≠ti¬≠vo do Meu INSS ou pelo tele¬≠fone 135.

‚ÄúSegu¬≠ra¬≠dos sem agen¬≠da¬≠men¬≠to n√£o ser√£o aten¬≠di¬≠dos nas ag√™n¬≠cias, para evi¬≠tar aglom¬≠er¬≠a√ß√Ķes, con¬≠forme deter¬≠mi¬≠na√ß√Ķes do Min¬≠ist√©rio da Sa√ļde‚ÄĚ, desta¬≠cou o INSS, em comu¬≠ni¬≠ca¬≠do.

Os servi√ßos que n√£o estar√£o dispon√≠veis de for¬≠ma pres¬≠en¬≠cial neste primeiro momen¬≠to con¬≠tin¬≠u¬≠am pelos canais remo¬≠tos (Meu INSS e tele¬≠fone 135).

Al√©m dis¬≠so, o regime de plan¬≠t√£o para tirar d√ļvi¬≠das con¬≠tin¬≠ua nas ag√™n¬≠cias enquan¬≠to o atendi¬≠men¬≠to pres¬≠en¬≠cial n√£o for total¬≠mente retoma¬≠do.

Retomada

A retoma¬≠da do atendi¬≠men¬≠to con¬≠sid¬≠er¬≠ar√° as especi¬≠fi¬≠ci¬≠dades das 1.525 ag√™n¬≠cias da Pre¬≠v¬≠id√™n¬≠cia Social em todo o Brasil, que dev¬≠er√£o ofer¬≠e¬≠cer condi√ß√Ķes m√≠n¬≠i¬≠mas de segu¬≠ran√ßa san¬≠it√°ria.

Elas tam¬≠b√©m dev¬≠er√£o obser¬≠var as regras de iso¬≠la¬≠men¬≠to, quar¬≠ente¬≠na e out¬≠ras condi√ß√Ķes de fun¬≠ciona¬≠men¬≠to esta¬≠b¬≠ele¬≠ci¬≠das pelos esta¬≠dos, munic√≠¬≠pios e Dis¬≠tri¬≠to Fed¬≠er¬≠al.

Cada unidade dev­erá avaliar o per­fil do quadro de servi­dores e con­trata­dos, o vol­ume de atendi­men­tos real­iza­dos, a orga­ni­za­ção do espaço físi­co para o ade­qua­do dis­tan­ci­a­men­to social, as medi­das de limpeza e desin­fecção dos ambi­entes e os equipa­men­tos de pro­teção indi­vid­ual e cole­ti­va.

De acor¬≠do com o INSS, atual¬≠mente 753 ag√™n¬≠cias est√£o aptas a voltar a fun¬≠cionar, o que rep¬≠re¬≠sen¬≠ta 70% da capaci¬≠dade de atendi¬≠men¬≠to do insti¬≠tu¬≠to. As unidades que n√£o reunirem as condi√ß√Ķes necess√°rias para aten¬≠der o cidad√£o de for¬≠ma segu¬≠ra con¬≠tin¬≠uar√£o em regime de plan¬≠t√£o reduzi¬≠do para tirar d√ļvi¬≠das.

Edição: Kle­ber Sampaio/AB

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