PUBLICIDADE

economia

INSS paga segunda parcela do 13¬ļ a quem recebe acima do m√≠nimo

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ganham mais que um sal√°rio m√≠nimo come√ßam a receber nesta segunda-feira (3) a segunda parcela do d√©cimo terceiro. O pagamento vai at√© o pr√≥ximo dia 7, com as datas definidas conforme o d√≠gito final do N√ļmero de Inscri√ß√£o Social (NIS).

O pagamento do d√©cimo terceiro a quem ganha um sal√°rio m√≠nimo¬†come√ßou no √ļltimo dia 24¬†e tamb√©m vai at√© o dia 8. At√© o fim desta semana, mais de 33,6 milh√Ķes de segurados receber√£o a primeira parcela, ao somar os que ganham o benef√≠cio m√≠nimo e os que recebem acima dele.

O extrato com os valores e as datas de pagamento do décimo terceiro está disponível desde no aplicativo Meu INSS, disponível para celulares e tablets. A consulta também pode ser feita pelo site gov.br/meuinss.

Quem n√£o tiver acesso √† internet pode consultar a libera√ß√£o do d√©cimo terceiro pelo telefone 135. Nesse caso, √© necess√°rio informar o n√ļmero do Cadastro de Pessoas F√≠sicas (CPF) e confirmar alguns dados ao atendente antes de fazer a consulta. O atendimento telef√īnico est√° dispon√≠vel de segunda a s√°bado, das 7h √†s 22h.

Governo antecipa do

 

Calend√°rio pagamento 13¬ļ INSS - at√© 1 sal√°rio

O decreto com a antecipação do décimo terceiro foi assinado em março. Este será o quinto ano seguido em que os segurados do INSS receberão as parcelas do décimo terceiro antes das datas tradicionais, em agosto e em dezembro. Em 2020 e 2021, o pagamento ocorreu mais cedo por causa da pandemia de covid-19. Em 2022 e 2023, as parcelas foram pagas em maio e junho.

Segundo o Minist√©rio da Previd√™ncia, o pagamento do d√©cimo terceiro antecipar√° a inje√ß√£o de R$ 67,6 bilh√Ķes na economia. Desse total, R$ 33,92 bilh√Ķes correspondem √† segunda parcela, referente √† compet√™ncia de maio e que est√° sendo paga entre o fim de meio e o in√≠cio de junho. O restante correspondeu √† primeira parcela, da compet√™ncia de abril, paga no fim de abril e in√≠cio de maio.

A maioria dos aposentados e pensionistas receberá 50% do décimo terceiro na segunda parcela. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro e terá o valor calculado proporcionalmente.

O Ministério da Previdência esclarece que os segurados que recebem benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) também têm direito a uma parcela menor do décimo terceiro, calculada de acordo com a duração do benefício. Por lei, os segurados que recebem benefícios assistenciais, como o Bolsa Família, não têm direito a décimo terceiro salário.

Edição: Nádia Franco