PUBLICIDADE

economia

Inflação dos supermercados volta a subir em março e atinge quinta pior marca em 25 anos

Alta de 1,13% nos preços registrados em março teve forte influência de itens relevantes no dia a dia das famílias, como produtos in natura, aves e suínos

O √ćndice de Pre√ßos dos Supermercados (IPS), calculado pela Associa√ß√£o Paulista de Supermercados (APAS) e pela Funda√ß√£o Instituto de Pesquisas Econ√īmicas (FIPE), voltou a subir em mar√ßo, com alta de 1,13%. No acumulado do primeiro trimestre de 2019 o IPS registrou infla√ß√£o de 3,30%, o que representa o quinto pior resultado para o per√≠odo desde a cria√ß√£o do plano real, h√° quase 25 anos.

“A alta da infla√ß√£o nos supermercados registrada em mar√ßo √© resultado do novo aumento de pre√ßos nos produtos in natura e, tamb√©m, da eleva√ß√£o no pre√ßo de aves e su√≠nos. Estes itens t√™m grande relev√Ęncia na mesa do brasileiro e resultam em peso maior no or√ßamento da popula√ß√£o. Isso fez com que o √≠ndice permanecesse pressionado no geral”, explicou o economista da APAS, Thiago Berka.

Em março, das 27 categorias acompanhadas, 20 apresentaram inflação. Este cenário é um pouco diferente do que aconteceu no mês anterior, quando foram registrados aumentos em 15 categorias.