PUBLICIDADE

esporte

F贸rmula E: Lucas di Grassi espera temporada ainda mais competitiva

A F贸rmula E inicia neste final de semana a terceira temporada de sua hist贸ria, e correndo em um palco ainda in茅dito 脿 categoria dos carros el茅tricos. Hong Kong, antiga col么nia brit芒nica localizada na China, ser谩 a primeira das 12 corridas de um campeonato previsto para terminar em 30 de julho no Canad谩, passando por cidades como Paris, Nova York, Berlim e Bruxelas.

Atual vice-campe茫o da categoria e recordista de p贸dios da F贸rmula E com 13 presen莽as, o brasileiro Lucas di Grassi espera uma das temporadas mais competitivas da curta hist贸ria da categoria. “Evolu铆mos bastante o nosso carro e estamos competitivos, mas apesar desta vis茫o, outras est茫o muito mais pr贸ximas como a DS Virgin, a Jaguar, a Dragon e a Mahindra, isso sem citar a Renault e.Dams, que continua mais forte e ainda fornece seu powertrain a outra equipe, a Techeetah, que tamb茅m andou bem nos testes de pr茅-temporada”, analisou o piloto da ABT Schaeffler Audi Sport.

Campeonato come莽a neste domingo (9) em Hong Kong (ABT Schaeffler Audi Sport)

Campeonato come莽a neste domingo (9) em Hong Kong (ABT Schaeffler Audi Sport)

Segundo maior vencedor da categoria, Lucas espera manter a toada de resultados positivos para poder, mais uma vez, brigar pelo t铆tulo. “As duas temporadas anteriores foram boas, um terceiro lugar e um vice-campeonato, s贸 pior que o (S茅bastien) Buemi, que foi segundo e depois campe茫o. Nenhum outro piloto foi t茫o consistente com tantas vit贸rias, pontos e p贸dios. Vamos tentar manter esta estat铆stica, mas por enquanto n茫o h谩 nenhum favoritismo da nossa parte. Entretanto, de forma geral o advers谩rio principal continua o mesmo, e eles est茫o mais 脿 frente. O ano vai ser interessante, porque agora todo mundo est谩 mais pr贸ximo”, apontou Di Grassi, que nas estat铆sticas gerais 茅 o segundo maior pontuador da F贸rmula E e possui quatro vit贸rias em seu plantel.

O tra莽ado montado em Hong Kong tem 1,86 quil么metro de extens茫o e dez curvas. “Parece desafiador sim, mas por ser uma pista nova para todo mundo, vai ser muito interessante saber como cada equipe encontrar谩 o acerto ideal, e isso deve aproximar as principais equipes. Meio segundo definir谩 se largamos na primeira fila ou do meio para o fim do grid”, explicou o brasileiro da Audi.

295791_646220_fe_testdonington2016_4590_web_

Brasileiro da Audi destaca evolu莽玫es em todas as equipes (ABT Schaeffler Audi Sport)

Lucas fez uma an谩lise da op莽茫o da categoria por iniciar sua terceira temporada nas ruas de Hong Kong. “脡 um mercado muito importante. Corremos em Pequim nos dois 煤ltimos anos, e no caso de vir at茅 Hong Kong a F贸rmula E vem para confirmar o crescimento da mobilidade de emiss茫o-zero. De 2010 at茅 julho deste ano, a quantidade de ve铆culos el茅tricos em Hong Kong disparou de 100 a 5.800 unidades”, informou Di Grassi, apontando incentivos governamentais como fatores determinantes neste salto. 脡 da cidade a terceira posi莽茫o mundial no market-sharede ve铆culos el茅tricos, perdendo apenas para Noruega e Holanda.

Primeira etapa da temporada tem largada na madrugada de domingo 脿s 4h30 (ABT Schaeffler Audi Sport)

Primeira etapa da temporada tem largada na madrugada de domingo 脿s 4h30 (ABT Schaeffler Audi Sport)

A terceira temporada da F贸rmula E tem transmiss茫o ao vivo na madrugada deste domingo (9) pelo canal Fox Sports 2 a partir de 00h30 com o treino classificat贸rio. A largada acontece 脿s 4h30 no hor谩rio de Bras铆lia.