Supostos 70% dos compradores de carros elétricos disseram que sentiriam falta do cheiro de gasolina. Pelo menos é isso que a Ford afirma após criar uma fragrância que tem cheiro de combustível para promover o próximo Mach-E GT.
Chamado Mach-Eau, a Ford diz que a fragrância é “projetada para agradar o nariz de qualquer usuário; uma fragrância de alta qualidade que funde acordes esfumados, aspectos de borracha e, até mesmo, um elemento ‘animal’ para dar um aceno à herança do Mustang”. A marca, é claro, toma cuidado com as palavras para que não pareça que sua nova fragrância cheira a cavalo.
Claramente, eu estaria aquém como jornalista se não experimentasse a novidade. Uma amostra chegou pelo correio no dia seguinte à entrevista, embora, infelizmente, não na embalagem que imita uma bomba de gasolina usada para promover o lançamento. E, cheira muito bem. O produto não se destina à venda, portanto, não pode ser usado, mas a garrafa de amostra fica na minha mesa e é cheirada de vez em quando.
A empresa acrescenta: “A criação inclui benzaldeído, que é um perfume semelhante a amêndoa exalado pelo interior de automóveis, e para-cresol, que é a chave para criar o cheiro de borracha dos pneus. Estes aromas foram misturados a ingredientes como gengibre azul, lavanda, gerânio e sândalo, que adicionaram acentos metálicos, esfumados e com borracha, bem como a muita pimenta Timut, aproveitando a nota de topo semelhante à gasolina.”
O objetivo de tudo isso é promover o próximo Ford Mustang Mach-E GT, o carro-chefe de alto desempenho da linha de veículos elétricos da empresa. Já disponível para encomenda online, o Mach-E GT tem um trem de força de 480 cavalos com tração nas quatro rodas e um tempo de 0-62 mph de 3,7 segundos.