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Ferramentas digitais na busca por est√°gio s√£o t√£o eficazes quanto indica√ß√Ķes

Em tempos de mercado acirrado, buscar novos caminhos para se sobressair √© essencial. Ainda mais para a parcela da popula√ß√£o que mais sofre com a redu√ß√£o dos postos de trabalho: os jovens. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estat√≠stica) 1 em cada 4 brasileiros entre 18 e 24 anos encontra-se a margem do mercado. E nesse momento, ferramentas digitais tem demonstrado maior relev√Ęncia, sobretudo para os programas de aprendizagem, que miram justamente nos estudantes. √Č o que aponta um estudo exclusivo realizado pela Companhia de Est√°gios ‚Äď consultoria e assessoria especializada em programas de est√°gio e trainee.De acordo com o levantamento, que contou com 2.193 participantes de todas as regi√Ķes do pa√≠s, atualmente, sites especializados s√£o mais eficazes na hora de garantir uma oportunidade, pareando, inclusive, com o controverso fator ‚Äúindica√ß√£o‚ÄĚ. N√ļmeros apontam que ambas alternativas foram a principal porta de entrada para 60% dos participantes que j√° ingressaram em programas de est√°gio. No entanto, segundo os especialistas do setor, plataformas espec√≠ficas podem assegurar melhor o desenvolvimento e sucesso do jovem na fun√ß√£o desempenhada do que as indica√ß√Ķes que, em muitos casos, podem ter conota√ß√Ķes pessoais.

 

O caminho at√© a vagaDentre aqueles que especificaram o meio pelo qual conseguiram a vaga 29,6% afirmam que conseguiram uma oportunidade atrav√©s das plataformas de divulga√ß√£o, tanto √© que, grande parte dos entrevistados alega ter se cadastrado em at√© cinco sites de recrutadoras diferentes. Nesse mesmo p√°reo, praticamente empatado, se encontra o fator ‚Äúindica√ß√£o‚ÄĚ, que garantiu uma vaga para 29,8% dos estudantes. As redes sociais ganharam maior peso nessa tarefa em rela√ß√£o ao ano √ļltimo ano ‚Äď sua participa√ß√£o dobrou, passando de 5,1% para 9%. J√° a relev√Ęncia dos sites das pr√≥prias empresas nesse quesito caiu de 10,4% em 2016 para 8,3% em 2017.

 

A internet é uma ferramenta valiosa nessa empreitadaAs ferramentas digitais ganharam espaço e se consolidaram como principal recurso na hora de buscar vagas. Ao mesmo passo em que a inclusão digital se expande a todas as camadas da sociedade, cresce também a participação da internet como um meio de acesso no qual os profissionais podem conhecer e se candidatar as mais diversas vagas, em áreas variadas, e, algumas vezes, divulgadas exclusivamente através da web.

Boa parte dos candidatos j√° recorrem a ag√™ncias e recrutadoras digitais na busca por uma coloca√ß√£o no mercado e todo o processo √© feito exclusivamente on-line, sem sair de casa. Prova disso √© que os meios manuais, como os classificados dos jornais, configuram apenas 2% dos resultados do estudo, e os sites de consultoria, plataformas de divulga√ß√£o de vagas e redes sociais, se analisados em conjunto, quase dobram as indica√ß√Ķes.

J√° n√£o √© mais necess√°rio imprimir v√°rias c√≥pias do curr√≠culo como antigamente, sua vers√£o on-line, cadastrada em sites espec√≠ficos, otimiza o tempo e os custos desse processo de busca, como afirma Tiago Machivian, diretor da¬†Companhia de Est√°gios: ‚ÄúEm poucos cliques o alcance do curr√≠culo enviado pode atingir propor√ß√Ķes gigantescas, assim as oportunidades se expandem. Al√©m disso, as recrutadoras possuem um banco de dados extenso justamente para encontrar a vaga que melhor atende as expectativas do candidato e o perfil mais adequado √†s exig√™ncias das empresas‚ÄĚ ‚Äď explica o especialista.

 

O uso das redes sociaisAs redes sociais, inicialmente usadas apenas para intera√ß√Ķes e trocas pessoais de informa√ß√Ķes cotidianas e entretenimento, tamb√©m est√£o conquistando seu espa√ßo no mundo corporativo. O Facebook, uma das plataformas desse ramo de maior pot√™ncia no Brasil e no mundo perdeu a prefer√™ncia dos entrevistados para o LinkedIn, que no √ļltimo ano aparecia em segundo posto. A rede social voltada para rela√ß√Ķes profissionais conquistou o primeiro lugar como rede social mais usada na procura pelo est√°gio em 2017, eleita por quase um ter√ßo dos entrevistados.

Na opini√£o do especialista essa ferramenta pode ser uma aliada poderosa, tanto para abrir novas oportunidades de inser√ß√£o no mercado quanto para facilitar a constru√ß√£o de um bom networking, mas vale ressaltar que, nesses ambientes, todo cuidado √© pouco. √Č preciso saber separar o perfil pessoal, geralmente mais informal, do profissional, que objetiva expor a qualidade do trabalho, as experiencias e uma postura mais s√©ria, voltada para as rela√ß√Ķes comerciais.

 

Indica√ß√£o x Plataformas especializadasMuito antes da internet existir, o fator ‚Äúindica√ß√£o‚ÄĚ j√° estava presente no ambiente profissional. Segundo Rafael Pinheiro, gerente de Recursos Humanos, a recomenda√ß√£o de algu√©m de confian√ßa sempre teve um peso relevante na hora de uma contrata√ß√£o, no entanto, ele afirma que isso n√£o representa necessariamente a garantia de um processo eficaz. ‚ÄúPara permanecer na fun√ß√£o e conseguir se desenvolver profissionalmente apenas a indica√ß√£o n√£o basta, pois, apesar de muitas vezes este fator assegurar caracter√≠sticas pessoais altamente desejadas, n√£o significa que no √Ęmbito profissional de determinada vaga as exig√™ncias foram atendidas‚ÄĚ ‚Äď afirma o gerente de RH.

Pinheiro ressalta tamb√©m grande parte das pessoas n√£o disp√Ķem de algu√©m influente o bastante para atestar suas qualidades perante as vagas a que se candidatam, especialmente quem ainda n√£o possui uma carreira s√≥lida, como √© o caso dos estagi√°rios, isso explica porque tanto os trabalhadores quanto as organiza√ß√Ķes t√™m buscado cada vez mais o interm√©dio de consultorias especializadas para auxiliar nesse processo. ‚ÄúElas disp√Ķem de m√©todos avan√ßados e filtros mais apurados, ent√£o, as chances de acertar o perfil ideal para determinada vaga s√£o muito maiores. Portanto, para que as indica√ß√Ķes tenham uma relev√Ęncia maior tamb√©m √© necess√°rio que os indicados passem por esses filtros de sele√ß√£o‚ÄĚ ‚Äď finaliza o especialista.

 

Fotos: Reprodução

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