PUBLICIDADE

mundo

Em 22 de junho, Espanha reabrir√° fronteiras terrestres com Portugal e Fran√ßa

A Min¬≠is¬≠tra da Ind√ļs¬≠tria e do Tur¬≠is¬≠mo espan¬≠ho¬≠la, Reyes Maro¬≠to, disse nes¬≠ta quin¬≠ta-feira que todas as restri√ß√Ķes a cruza¬≠men¬≠tos nas fron¬≠teiras com Fran√ßa e Por¬≠tu¬≠gal ser√£o anu¬≠ladas a par¬≠tir do dia 22 de jun¬≠ho.

As autori­dades fecharam as fron­teiras a todos que não os espan­hóis e tra­bal­hadores e cam­in­honeiros que atrav­es­sam as divisas em mea­d­os de março, quan­do o país entrou em iso­la­men­to para frear o con­tá­gio de coro­n­avírus.

Maro­to disse aos repórteres que a Espan­ha provavel­mente anu­lará a quar­ente­na de pes­soas chegan­do por ter­ra da França e de Por­tu­gal na mes­ma ocasião, mas acres­cen­tou que isto ain­da pre­cisa ser aprova­do.

A questão da reaber­tu­ra das fron­teiras é cru­cial na Europa ago­ra que os país­es atingi­dos dura­mente pela pan­demia de coro­n­avírus ten­tam reati­var suas econo­mias e voltam a per­mi­tir a liber­dade de movi­men­to grad­ual­mente no Espaço Schen­gen, área nor­mal­mente sem divisas.

Ini¬≠cial¬≠mente, a Espan¬≠ha havia dito que s√≥ come√ßaria a sus¬≠pender restri√ß√Ķes nas fron¬≠teiras em 1¬ļ de jul¬≠ho, acres¬≠cen¬≠tan¬≠do nos √ļlti¬≠mos dias que em algu¬≠mas isto pode¬≠ria acon¬≠te¬≠cer mais cedo.

Maro¬≠to pro¬≠por¬≠cio¬≠nou mais detal¬≠h¬≠es do plano nes¬≠ta quin¬≠ta-feira, dizen¬≠do que a pas¬≠ta estu¬≠da exper¬≠i¬≠men¬≠tar o tur¬≠is¬≠mo em cer¬≠tas regi√Ķes na segun¬≠da metade de jun¬≠ho, e a ag√™n¬≠cia tur√≠s¬≠ti¬≠ca TUI deve levar 6 mil tur¬≠is¬≠tas alem√£es para vis¬≠i¬≠tar as Ilhas Balear¬≠es, nos arredores da ilha de Maior¬≠ca.

A França já disse que con­cor­da que a Europa abra suas fron­teiras inter­nas a par­tir de 15 de jun­ho.

Por¬≠tu¬≠gal fechou a fron¬≠teira ofi¬≠cial¬≠mente at√© esta data, mas o gov¬≠er¬≠no j√° havia dito que sup√Ķe que ela con¬≠tin¬≠uar√° fecha¬≠da at√© o final do m√™s por causa das restri√ß√Ķes da pr√≥pria Espan¬≠ha ‚Äď que ago¬≠ra ser√£o revo¬≠gadas mais cedo.

(Por Isla Bin¬≠nie; reportagem adi¬≠cional de Richard Lough em Paris e Vic¬≠to¬≠ria Walder¬≠see em Lis¬≠boa) / MADRI (Reuters)

PUBLICIDADE